12/01/17

Música Erudita apresenta obras de Graun e Mahler

As obras de Gustav Mahler marcam a transição do Romantismo para o Modernismo, da música do século XIX para o XX. (Reprodução/Internet)

O programa Música Erudita desta quinta-feira (12), de 22h à meia-noite, apresenta obras do violinista e compositor alemão Johann Gottlieb Graun (1703-1771) e do maestro e compositor austríaco Gustav Mahler (1860-1911). Entre as peças selecionadas para a audição desta noite, estão a Sinfonia Grosso em Ré Maior e o Concerto para Viola da Gamba em Lá Maior, de Graun, com a Orquestra da Academia Wiener, da Alemanha, e regência de Martin Haselböck; e a Sinfonia nº 2 em Dó Menor (Sinfonia da Ressureição), de Mahler, interpretada pela Orquestra Sinfônica de San Francisco, regida pelo maestro Tilson Thomas.

Johann Gottlieb Graun nasceu em 27 de outubro de 1703, em Wahrenbrück, na Alemanha. Iniciou os estudos musicais com Johann Georg Pisendel (aluno de Antonio Vivaldi), e Giuseppe Tartini. Seus irmãos Carl Heinrich Graun (1704-1759) e August Friedrich Graun (1698-1765) também eram músicos, cantores e compositores. Em 1726, Johann Graun tornou-se mestre de concerto em Merseburgo, e foi professor de violino de Wilhelm Friedmann, filho mais velho de Johann Sebastian Bach. Em 1740, ao trabalhar na corte do Rei Frederico II da Prússia, Graun foi nomeado diretor da Ópera de Berlim. Foi reconhecido pelas composições instrumentais, peças vocais e óperas, totalizando uma obra de 100 sinfonias, 80 concertos, trios e sonatas. Graun faleceu em 28 de outubro de 1771, em Berlim.

Gustav Mahler nasceu em 7 de julho de 1860, na cidade de Kalischt, região da Boêmia, que pertencia ao Império Austro-Húngaro e atualmente integra a República Tcheca. Com 18 anos de idade, em 1878, Mahler recebeu o diploma do Conservatório de Viena e iniciou a carreira como maestro, regendo grupos como a Ópera Real de Budapeste, a Ópera da Corte de Viena e a Filarmônica de Nova Iorque. Mahler trouxe inovações em técnicas para regência e a sua obra sinfônica magistral marca a transição entre os séculos XIX e XX, e entre os movimentos do Romantismo e do Modernismo, tendo influenciado compositores de vanguarda como Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webern. Mahler faleceu em Viena, Áustria, no dia 18 de maio de 1911.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.

Deixe uma resposta

*