21/07/16

Música Erudita apresenta obra de Camargo Guarnieri

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta terça-feira (21), de 22h à meia-noite, apresenta a obra do maestro e compositor Camargo Guarnieri, um dos principais nomes da música de concerto no Brasil. No repertório apresentado no programa da noite de hoje, estão a Abertura Concertante, a Abertura Festiva, e as Sinfonias nº 1, nº 2 e nº3, na interpretação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com regência do maestro John Neschling. O Música Erudita tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Mozart Camargo Guarnieri nasceu em 1º de fevereiro de 1907, em Tietê (SP). Filho de dois músicos, o imigrante italiano Miguel Guarnieri, barbeiro e flautista, e da pianista Gécia Camargo. Desde cedo, Camargo Guarnieri teve contato musical dentre de casa e estudou piano com os professores Virgínio Dias, Ernani Braga e Antônio de Sá Pereira. Em 1923, a família se muda para São Paulo para proporcionar mais possibilidades de estudos musicais para o jovem Guarnieri, que pôde aprender sobre harmonia, contraponto, orquestração e composição com o maestro italiano Lamberto Baldi.

Conheceu o escritor Mário de Andrade em 1928, quando mostrou as composições Canção Sertaneja Dança Brasileira. Ambos desenvolveram uma longa amizade, de intensas trocas intelectuais. O autor de Macunaíma e expoente do movimento do Modernismo auxiliou a divulgação da obra de Camargo Guarnieri na imprensa brasileira e produziu letras para diversas canções e os textos do libreto da ópera Pedro Malazarte (1932).

A primeira composição foi a valsa Sonho de Artista (1918), dedicada ao professor Virgínio Dias que o iniciou na música, obra publicada dois anos depois com custeio do próprio pai do compositor. A estreia da primeira composição sinfônica, Curuçá, ocorreu em 1931, em concerto na Sociedade Sinfônica de São Paulo, sob regência de Heitor Villa-Lobos. Porém, essa música jamais foi executada novamente, tampouco teve a partitura publicada.

Em 1938, Guarnieri foi premiado com bolsa para estudar em Paris com os professores Nadia Boulanger, Charles Koechlin e François Rülhmann. Teve o curso cancelado e retornou ao Brasil por ocasião do início da Segunda Guerra Mundial. Em 1942, após visita do compositor norte-americano Aaron Copland ao país, tem nova oportunidade de estudar durante seis meses nos Estados Unidos. Lá realiza importantes contatos profissionais com o musicólogo Carleton Smith, o compositor Charles Seeger e o maestro russo Sergey Koussevitzky, que o convidou para reger a obra Abertura Concertante com a Orquestra Sinfônica de Boston.

Na década de 1950, Guarnieri tomou a frente como professor de composição da chamada Escola Paulista, e se tornou mestre e referências de músicos como Osvaldo Lacerda, Marlos Nobre, Almeida Prado, Villani-Côrtes, Lina Pires de Campos e Maria José Carrasqueira.  De 1975 até o final da vida, foi fundador e regente da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp).

Faleceu de câncer, aos 85 anos, em 13 de janeiro de 1993, em São Paulo (SP), logo após ter recebido o prêmio Gabriela Mistral, com o título de de Maior Compositor das Américas. A obra de Camargo Guarnieri inclui mais de 700 obras, e é o segundo compositor brasileiro mais executado no mundo, atrás apenas de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O acervo pessoal de Camargo Guarnieri, com correspondências, partituras, discos e recortes de jornal foi doado ao Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra.