24/01/17

Música Erudita apresenta Maurice Ravel

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta terça-feira (24), de 22h à meia-noite, apresenta obras do pianista e compositor francês Maurice Ravel (1875-1937). Entre as peças escolhidas de Ravel para audição, estão o Concerto para piano em Sol Maior, o balé Daphnis e Chloé, o célebre Bolero, e as peças La Valse e Rapsódia Espanhola.

Joseph Maurice Ravel nasceu em 7 de março de 1875 em Ciboure, na região dos Pireneus, na fronteira entre França e Espanha. Iniciou os estudos de piano aos 7 anos de idade, mas só ingressou como aluno no Conservatório de Paris aos 14 anos. Teve aulas de composição, teoria musical e contraponto com os professores Charles de Bériot, André Gedalge e Gabriel Fauré (1845-1924), e nesse mesmo período foi fortemente influenciado pelas obras de Claude Debussy (1862-1918) e pela estética do impressionismo. Em 1899, estreou suas primeiras obras, a Abertura de Shéhérazade, primeira obra orquestral inspirada nas histórias da heroína de As Mil e Uma Noites, e Pavane pour une infante défunte (Pavana para uma criança defunta).

Ravel conviveu na Paris da Belle Époque, período em que a capital francesa vivia um momento de efervescência cultural e prosperidade na transição entre os séculos XIX e XX. A Cidade Luz de então era habitada por artistas de diversas nacionalidades, a exemplo do pintor espanhol Pablo Picasso, do escritor norte-americano Ernest Hemingway, entre outros. O notável Bolero foi composto por Ravel a pedido da bailarina Ida Rubinstein, e estreou em 1928 na Ópera de Paris. Para o compositor, a obra que o tornou mundialmente reconhecido era trivial e feita para "uma orquestra sem música", e revolucionou os parâmetros artísticos da música pelo fato da melodia principal circular por vários instrumentos. Maurice Ravel sofreu um grave acidente automobilístico em 1932, que trouxe sequelas e danos cerebrais e o impediu de continuar compondo. O compositor desenvolveu a doença de Pick (PiD), uma enfermidade cerebral degenerativa, e faleceu cinco anos depois, em Paris, no dia 28 de dezembro de 1937.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.