16/09/16

Memória 107 homenageia 95 anos de Zé Keti

Foto: Wagner Celestino

O programa Memória 107 deste domingo (18) homenageia, a partir das 14 horas, os 95 anos de nascimento do sambista, cantor e compositor Zé Keti (1921-1999). Com apresentação de Nelson Augusto,  o Memória 107 apresenta depoimentos e canções de Zé Keti, registradas em CD da coleção A Música Brasileira deste Século por Seus Autores e Intérpretes (2000), lançada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Fundação Padre Anchieta. Entre as faixas, estão os clássicos A voz do morro, Opinião, Leviana Diz que fui por aí (Zé Keti/Hortêncio Rocha), com a participação do violonista Eduardo Gudin.

José Flores de Jesus nasceu no dia 16 de setembro de 1921 no Rio de Janeiro (RJ). Na infância, morou na casa do avô, João Dionísio Santana, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O avô tocava flauta e piano e promovia saraus e encontros em casa, com participações de nomes ilustres da música nacional, como Pixinguinha e Cândido das Neves. Conhecido pela timidez, Zé Keti adotou o nome artístico a partir de um apelido de quando era criança, resultado das variações de "Zé Quieto" e "Zé Quietinho".

Estreou na ala de compositores da tradicional escola de samba Portela, nos anos 1940. Nos anos 1950, participou da trilha sonora do filme Rio 40 Graus, do cineasta Nelson Pereira dos Santos, com as canções A voz do morroLeviana. Em 1962, fundou o grupo A voz do morro, do qual participaram Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, entre outros. Em 1964, integrou o elenco do célebre espetáculo Opinião, com João do Valle e Nara Leão, e assim pôde apresentar as próprias composições para um público mais amplo. O sambista possui em torno de 200 composições, gravadas por inúmeros intérpretes e que têm influenciado gerações de músicos brasileiros. Zé Keti morreu aos 78 anos de idade, por conta de um parada cardíaca, no dia 14 de novembro de 1999, também no Rio de Janeiro.

O programa Memória 107 vai ao ar todos os domingos, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Nelson Augusto, operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima, e traz seleções relacionadas a dados, fatos e efemérides da música popular brasileira.

Deixe uma resposta

*