08/07/16

Memória 107 comemora 70 anos de Toquinho

Toquinho comemorou 70 anos no último dia 6 de julho
(Foto/Divulgação)

 O programa Memória 107 deste domingo (10), às 14h, comemora os 70 anos de nascimento do cantor, violonista e compositor Toquinho. Ainda neste ano de 2016, o artista celebra 50 anos de carreira musical.

Antonio Pecci Filho nasceu no dia 6 de julho de 1946 na cidade de São Paulo. Quarta-feira passada, dia 6 de julho de 2016 completou exatos 70 anos, o cantor, compositor, violonista e arranjador paulistano Toquinho. O apelido foi dado por sua mãe quando ainda era criança, ao chamá-lo de "meu toquinho de gente". Aos 14 anos de idade, teve aulas de violão com Paulinho Nogueira (1929-2003). Ainda na adolescência, Toquinho apresentou-se em clubes, colégios e universidades. Também estudou harmonia com Edgard Gianullo e orquestração com Léo Perrachi.

Em 1963, conheceu Chico Buarque, com quem compôs a canção Lua cheia, a primeira melodia de Toquinho a receber uma letra de Chico. Em 1964, Toquinho participou do espetáculo Na onda do balanço, no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo, ao lado de Taiguara, do flautista Thommas Lee e do Manfred Fest Trio. No mesmo ano, Toquinho gravou seu primeiro disco, um compacto simples contendo as canções Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e Só tinha de ser com você (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).

No início da década de 1970, conheceu Vinícius de Moraes e a dupla criou grandes clássicos da música popular brasileira. Após a morte do Poetinha em 1980, Toquinho continuou carreira solo, gravando discos e DVDs e realizando shows, sempre com sucesso de público e crítica.

O programa Memória 107 vai ao ar todos os domingos, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Nelson Augusto, e traz seleções relacionadas a efemérides da música popular brasileira.

Deixe uma resposta

*