25/01/17

Encontro com o Jazz celebra 90 anos de Tom Jobim

Reprodução/Internet

O programa Encontro com o Jazz desta quarta-feira (25), às 21h, apresenta um especial em homenagem aos 90 anos de nascimento de Tom Jobim (1927-1994), um dos principais nomes da música popular brasileira (MPB) e um dos criadores do movimento da bossa nova. O programa desta noite tem produção de Maurício Matos e Carlos Couto, e traz canções memoráveis como Samba de uma nota só (Tom Jobim/Newton Mendonça), A felicidade (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) e Piano na Mangueira (Tom Jobim/Chico Buarque).

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Cresceu em uma família bastante musical, e começou a ter aulas de violão e piano com o maestro Hans-Joachim Koellreuter (1915-2005), e passou a sofrer influências de compositores como os brasileiros Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha e Radamés Gnattali, e os franceses impressionistas Maurice Ravel e Claude Debussy. Nos anos 1950, Tom Jobim abandona os planos de se tornar arquiteto e começa a tocar piano em bares e restaurantes de Copacabana, e no tradicional Beco das Garrafas, na zona sul do Rio de Janeiro.

Nessa época, conhece o poeta e diplomata Vinícius de Moraes, com quem produziria a trilha sonora para o musical Orfeu da Conceição, em 1954. Nesse mesmo ano, Tereza da Praia, samba de Tom em parceria com Billy Blanco é a primeira obra gravada na voz de Lúcio Alves e Dick Farney. Em 1958, Tom Jobim participou da gravação do LP Canção do Amor Demais, e junto com Elizeth Cardoso, João Gilberto e Vinícius, fundaram a bossa nova. Ao longo da carreira, Tom gravou mais de 36 discos, e a extensa obra possui 295 composições catalogadas, entre canções, sinfonias, peças instrumentais. Tom Jobim faleceu em 8 de dezembro de 1994, de parada cardíaca, em Nova Iorque (EUA).

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, sempre às 21h, e tem produção de César Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Everardo Sousa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*