13/06/16

Encontro com o Jazz apresenta Trio Corrente e Paquito D’Rivera

Reprodução/Internet

O programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira (13), às 21h, apresenta a primeira de duas edições da série sobre a obra do Trio Corrente e do clarinetista e saxofonista cubano Paquito D'Rivera. O programa de hoje tem produção e apresentação de Cesar Augusto Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

O Trio Corrente surgiu em São Paulo, em 2004, com a proposta de investir na música instrumental brasileira, em particular de gêneros como samba, choro e jazz. O trio é formado por Fábio Torres no piano, Paulo Paulelli no contrabaixo acústico e Edu Ribeiro na bateria. A discografia inclui os álbuns Corrente (2005) e Volume 2 (2011). O grupo se consagrou vencedor dos prêmios Grammy Award e do Grammy Latino em 2014, ambos na categoria Melhor Álbum Latin Jazz, pelo disco Song for Maura, gravado em parceria com Paquito D'Rivera. Os músicos do Trio Corrente já tocaram ao lado de outros artistas importantes, como as cantoras Monica Salmaso e Leila Pinheiro, e o bandolinista Hamilton de Holanda.

Paquito D'Rivera nasceu em Havana, em 4 de junho de 1948. Estreou aos 10 anos de idade com a Orquestra do Teatro Nacional de Cuba, e aos 17, tornou-se solista da Orquestra Sinfônica Cubana. Estudou composição, harmonia, saxofone e clarineta no Conservatório de Havana. Posteriormente, tornou-se mundialmente conhecido como instrumentista e compositor versátil, por agregar a música latina, o jazz e a música de concerto. Por divergências políticas, desde 1981 o cubano vive em Nova Iorque. Paquito teve oportunidade de trabalhar com grandes nomes da música, como os trompetistas Dizzy Gillespie e Arturo Sandoval, bem como o gaitista Toots Thielemans e o saxofonista Benny Carter.

Trio Corrente e Paquito D'Rivera fizeram parte da programação do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga de 2010, e o encontro deles em Fortaleza motivou a gravação do CD Song for Maura, em 2013. No programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira, 13 de junho, o repertório inclui peças como Refém da Solidão, de Baden Powell e Paulo César Pinheiro, Sonoroso, de K-Ximbinho, Chorinho pra você, de Severino Araújo, O Bem do Mar, de Dorival Caymmi, entre outros.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 21h, e tem produção de César Augusto Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe.

Deixe uma resposta

*