31/10/16

Encontro com o Jazz apresenta o contrabaixista Red Mitchell

Reprodução/Internet

O programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira (31), às 21h, apresenta a obra do contrabaixista norte-americano Red Mitchell (1927-1992). Red Mitchell atuou ao lado de importantes expoentes do jazz, como Chet Baker, Gerry Mulligan, Dizzy Gillespie, Billie Holliday e Ornette Coleman. O programa de hoje tem produção e apresentação de César Augusto Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Keith Moore Mitchell nasceu em 20 de setembro de 1927, em Nova Iorque (EUA).  Além de Red Mitchell, o irmão Whitey também se tornaria baixista de jazz. Passou a infância em Nova Jérsei, e os primeiros instrumentos que Red tocou foram o piano, o saxofone e a clarineta. Formou-se em engenharia pela Universidade de Cornell, mas em 1947, entrou para o Exército dos Estados Unidos como músico, passando a tocar o contrabaixo. No início dos anos 1960, passou a ser baixista do quinteto de Harold Land, e começou uma longa e produtiva carreira com mais de 50 gravações como líder de conjunto, e músico convidado.

Para tocar obras de compositores como Henry Mancini, Red Mitchell adaptou a afinação em quintas para o contrabaixo, semelhante ao utilizado no violino, na viola e no violoncelo, criação que permitiu ampliar o repertório e as possibilidades interpretativas do instrumento no jazz. Em 1968, radicou-se em Estocolmo, na Suécia, e circulou pela Europa formando grupos, realizando gravações e shows. Entre 1977 e 1990, vivia três meses por ano em Nova Iorque, e passava o restante do período no Velho continente.  Em 1991, Red e Horace Parlan foram os primeiros músicos norte-americanos de jazz a tocarem na antiga União Soviética após a Queda do Muro de Berlim. Red Mitchell faleceu em 8 de novembro de 1992, em Salem, no estado do Oregon (EUA), por causa de um derrame cerebral.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 21h, e tem produção de César Augusto Bezerra, Maurício Matos, Carlos Couto e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*