04/05/15

Vila das Artes apresenta Mostra Sombras que Assombram

Começa nesta segunda-feira (4) a programação da Mostra Sombras que Assombram – O Expressionismo no Cinema Alemão, projeto realizado pela Vila das Artes em parceria com o Sesc. A abertura será na casa do Barão de Camocim, às 18h30, e a programação da mostra segue até o dia 21 de maio no Auditório da Vila.

Durante as três semanas da mostra, serão exibidos nove filmes, que apresentarão ao público algumas faces do movimento expressionista no cinema, cujo auge ocorreu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. O movimento é caracterizado pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras, além de expor o cenário mecanicista vivido pela sociedade naquele período.

O filme exibido na abertura será Metropolis de 1927, dirigido pelo austríaco Fritz Lang. O longa-metragem se passa no século 21, em uma cidade governada por um grande empresário. Enquanto os colaboradores do governo são de classe alta e vivem luxuosamente, os trabalhadores são escravizados por máquinas e condenados a viver no subsolo da cidade. Entre os operários, destaca-se a jovem Maria, que conclama os trabalhadores a reivindicar seus direitos. Metropolis demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo.

Confira a programação completa aqui.

SERVIÇO:
Mostra Sombras que Assombram – O Expressionismo no Cinema Alemão
De 04 à 21 de maio de 2015, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h30
Local: Auditório Vila das Artes
Mais informações: (85) 3105-1404

 

Deixe uma resposta

*