13/04/18

UFC realiza I Jornada Cearense de Foguetes

A I Jornada Cearense de Foguetes acontece nos dias 16 e 17 de maio (Foto: Divulgação/Internet)

Aulas do dia: Matemática, Português, História e Astronomia. Pode parecer estranho no início, mas o estudo do espaço e dos corpos celestes está ficando cada vez mais popular nas escolas cearenses.

O Estado tem sido destaque no estudo da Astronomia. Dois estudantes cearenses conquistaram medalhas de bronze na Olímpiada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada ano passado na Tailândia.

Para Dermeval Carneiro, professor do curso de Astronomia da Seara da Ciência da UFC, é de muita importância o contato de jovens estudantes com o estudo do espaço.

"Quando um aluno de ensino fundamental ou ensino médio já começam aprendendo astronomia, a cultura dele de um modo geral, básica, a carga de conhecimento que ele adquire vai ter um diferencial muito grande, sobretudo se ele for para a área de ciências e tecnologias, mas não necessariamente só aí porque tem a parte da filosofia da ciência, que a astronomia estuda também".

A Astronomia é conhecida por ser uma ciência que explora diversos campos do conhecimento. Em seu estudo, são abordados conteúdos como Matemática, Física, Química e Geometria.

Mas os conteúdos estudados não são apenas teóricos. Quem estuda Astronomia aprende lições práticas que podem ser bastante úteis, como explica o professor de Engenharia Elétrica da UFC, Ednardo Rodrigues.

"Astronomia é a mãe de todas as ciências, como ela é multidisciplinar, você aprende muitas coisas, você aprende a se localizar em um local deserto, você aprende sobre estações espaciais e satélites que estão diretamente relacionados às telecomunicações, fuso horário, existem diversas aplicações".

Para incentivar o estudo da Astronomia para jovens do ensino fundamental, médio e superior, a UFC vai realizar nos dias 16 e 17 de maio a Primeira Jornada Cearense de Foguetes.

O evento vai contar com exposições, palestras e uma competição de lançamentos de foguetes produzidos pelos próprios estudantes. O professor Ednardo Rodrigues fala sobre a importância da realização da jornada.

"A importância é disseminar o ensino da astronáutica. No Brasil, nós temos alguns centros de lançamento, tem o Centro de Lançamento de Alcântara, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, que fica em Natal, e às vezes falta recursos humanos, faltam pessoas capacitadas nessa área. Então o intuito é de jogar pros alunos, pro público jovem pra eles se interessarem por essa área pra que um dia a gente possa suprir alguns cargos nesses centros de lançamento. É simplesmente desenvolver a tecnologia do país".

A Jornada Cearense de Foguetes vai ser realizada em maio no Campus do Pici. Outras informações estão disponíveis no portal da UFC.

Reportagem de Fabrício Girão com orientação de Carolina Areal.

Tags:, , ,