25/01/24

UFC lança Projeto Elminho

Na foto, o professor Marcelo Alcântara está com Luanna de Queiroz, médica intensivista pediátrica; Thaís Modesto, fisioterapeuta respiratória; Betina Tomaz, fisioterapeuta intensivista; Isabella Mattos, médica pneumologista; e Camila Leite, fisioterapeuta e docente da UFC, integrantes do RESPLAB (Foto: Marcelo Alcântara)

Ouça "UFC lança Projeto Elminho" no Spreaker.

Foi lançado, nesta quarta-feira (24), na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, o Projeto Elminho. O inovador capacete Elmo, que evita intubação e ajuda a salvar vidas de pacientes com insuficiência respiratória, será agora desenvolvido para crianças.

O professor Marcelo Alcântara, do Departamento de Medicina Clínica da FAMED e idealizador e coordenador do projeto, explica como o dispositivo será capaz de ajudar os pequenos.

"A situação principal é aquele cenário de insuficiência respiratória, particularmente um quadro agudo, que acomete crianças de faixas etárias desde bebês de seis meses de idade até crianças de catorze anos. Acima disso, o próprio Elmo pra adulto já pode ajudar. E esse dispositivo Elminho, para essa faixa etária, vai dar tratamento de suporte respiratório pra evitar intubação em condições como pneumonia, infecções virais, bronquiolites, complicações cirúrgicas pós-operatório e outras que acometem crianças nessa faixa etária que são muito carentes de acesso a esse tipo de suporte no Brasil."

Vários atores e instituições participam da iniciativa. Além da UFC, a Escola de Saúde Pública e Secretaria da Saúde do Ceará; a FUNCAP, a UNIFOR, o Sistema SENAI/FIEC e a empresa Esmaltec. Conforme o professor, o Projeto Elminho está começando somente agora porque em 2022, quando poderia ter sido iniciado, não teve financiamento. Mas há uma novidade: a criação da Fundação Elmo para Suporte Respiratório, como adianta Alcântara.

"Ela tem por objetivo fomentar, apoiar pesquisa, inovação, educação e memória relacionada à suporte respiratório envolvendo o capacete Elmo e outros projetos de inovação, como capacete Elminho agora. Então é uma fundação privada sem lucrativos que pode dar uma agilidade no apoio a iniciativas envolvendo essas quatro áreas."

A ideia de criar a instituição surgiu a partir do Prêmio Euro de Inovação na Saúde, conquistado pelo capacete Elmo de respiração assistida.

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Tags:, ,