05/12/23

UFC cria Centro Estratégico de pesquisas e ações em políticas de águas e secas

O CEPAS reforça a atuação da universidade frente ao problema histórico da estiagem e da gestão local dos recursos hídricos(Foto: Viktor Braga/UFC)

Ouça "UFC cria Centro Estratégico de pesquisas e ações em políticas de águas e secas" no Spreaker.

O CEPAS – Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas, da Universidade Federal do Ceará, reúne vinte e um laboratórios, somando pesquisas e práticas na área.

Ele foi criado, no último mês de novembro, após aprovação no Conselho Universitário, e reforça a atuação da universidade frente ao problema histórico da estiagem e da gestão local dos recursos hídricos.

O professor Francisco de Assis Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC e que assume a direção do CEPAS, destaca.

"E a nossa Universidade Federal do Ceará tem um papel extremamente importante na construção desse sistema de gerenciamento de recursos hídricos. Temos pós-graduação de excelência internacional, diversos cursos de pós-graduação e graduação formaram profissionais. Agora, os desafios atuais da gestão de recursos hídricos no Ceará e no Brasil requerem uma abordagem muito disciplinar ou transdisciplinar. Questões de recursos hídricos demandam conhecimento sobre engenharia de recursos hídricos, sociologia, administração economia, direito, geologia, geografia, física, química. Então, objetivando produzir o conhecimento transdisciplinar necessário para uma adequada e eficiente gestão de recursos hídricos, é que a UFC criou o centro estratégico de excelência de políticas de água e de seca."

Pesquisadores das ciências da natureza, das ciências sociais e das engenharias formam o Centro, que dialoga com outras instituições.

"A construção do CEPAS foi discutida com instituições do estado do Ceará, tais como a COGERH, FUNCEME, CAGECE e teve a maturação de muitas das parcerias entre os grupos de pesquisa da UFC amadurecidas no âmbito do programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos da FUNCAP."

A união traça os campos de atuação do CEPAS, informa o professor Francisco de Assis Souza Filho.

"Primeiro é a prospectiva estratégica de políticas públicas trabalhando o aconselhamento em políticas públicas, com promoções de mesas redondas, tomador de decisões, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de pesquisa. E o segundo, que é o dia a dia mais intenso, é trabalhar intensamente na produção do conhecimento, inovação de práticas, tecnologias de gestão da oferta, demanda e conflito de água e na gestão proativa de seca."

Um dos pontos centrais de atuação é a promoção da segurança hídrica para as populações, relaciona o professor.

"Programa Cientista Chefe da FUNCAP tem contribuído imensamente nesse objetivo. Atualmente a UFC tem apoiado a Cogerh na elaboração de planos de recursos hídricos em todas as baixas hidrográficas. Esses planos a redução da vulnerabilidade do abastecimento de água para as populações e economia. O cenário do clima atual e do contexto das mudanças climáticas tem sido trabalhado pela Cogerh, pela UFC e pelos comitês de bacia."

Além disso, serão elaborados os “planos proativos de seca”, para os reservatórios do Estado, em parceria também com a Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, , ,