22/01/24

UFC anuncia auxílio para alunos ingressantes de baixa renda

O Auxílio Ingressante é destinado a alunos de baixa renda da UFC que vão entrar pelo SISU 2024. O estudante receberá R$ 500 mais isenção de almoço e jantar no Restaurante Universitário (Foto: UFC Informa)

Ouça "UFC anuncia auxílio para alunos ingressantes de baixa renda" no Spreaker.

Na ocasião da última noite de cerimônia de colação de grau em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará anunciou a criação do Auxílio Ingressante, nova política de assistência e permanência estudantil voltada para os alunos em fragilidade socioeconômica que acabam de entrar na universidade.

A partir deste ano, os estudantes em vulnerabilidade econômica apontados pela Lei de Cotas, passarão a receber 500 reais e a ter isenção de almoço e jantar no Restaurante Universitário, durante seu primeiro ano de graduação.

O reitor da UFC, Custódio Almeida, comenta que assegurar a permanência na Universidade é um dos principais desafios no ensino superior:

"Os estudantes têm uma facilidade melhorada com com o ENEM/SISU, no entanto a permanência é um grave problema porque felizmente nós estamos recebendo os estudantes que entram pela Lei de Cotas e o critério primeiro da Lei de Cotas é o critério da fragilidade econômica do estudante. Esse estudante que chega com toda alegria por ter conseguido superar os ciclos anteriores, não ter sido barrado em nenhum deles, conseguiu passar pela ensino fundamental, pelo ensino médio, conseguiu sonhar com a universidade e entrar na universidade, ele corre sério risco de ir embora forçadamente porque ele não pode permanecer com fome, ele não pode permanecer vendo a estrutura familiar dele também com fome."

O pró-reitor de graduação da UFC, Davi Romero, destaca a universalidade do Auxílio Ingressante e explica como o principal objetivo é a celeridade no apoio a esses novos estudantes:

"A grande vantagem desse programa é que é um programa universal, ou seja, todos os alunos que são de baixa renda, que entrarem nesta modalidade na universidade, terão direito ao novo auxílio que está sendo criado agora pela UFC. Isso já dá uma tranquilidade enorme para o nosso estudante porque o que acontecia no passado era que o aluno entrava com baixa renda na universidade, nós tínhamos uma política de acolhimento desses alunos com apoio financeiro inclusive, mas isso só era feito trinta dias depois, quarenta e cinco dias. Agora, esse aluno assim que entrar na universidade já tem a segurança que ele tem o apoio para fazer o seu curso, pra usar no transporte, pra comprar material didático."

Já o pró-reitor de Assistência Estudantil, Bruno Rocha, destaca o auxílio como importante política de combate à evasão na Universidade:

"Os dados  já mostram que a evasão nesses grupos é uma evasão de destaque, ela precisa ser contornada, e a gente atribui à assistência estudantil um papel importantíssimo e agilidade na concessão dos benefícios, a desburocratização dessa concessão como um fator primordial para garantia da permanência e para que o estudante já, ao se ambientar, também crie o vínculo institucional que faça com que ele não desista do curso futuramente."

A UFC também reajustou o Auxílio Creche, que passa a ser agora de 400 reais. Os filhos das estudantes que recebem o auxílio também terão direito a duas refeições no Restaurante Universitário, sendo almoço e jantar.

Reportagem de Fabrício Girão

Tags:, , ,