26/02/24

UFC 70 anos: Universidade lança nova edição de Aves de Arribação

Aves de Arribação é o único romance de Antônio Sales. A reedição do livro celebra 70 anos da UFC (Foto: Divulgação)

Ouça "Nova edição do livro Aves de Arribação é lançada pela UFC" no Spreaker.

O sertão feito rio, renascido pelas águas das chuvas, de “verdes campinas” e “tabuleiros em flor” é por onde anda o romance Aves de Arribação, escrito por Antônio Sales em 1913.

Agora, no caminho dos 70 anos de existência, a Universidade Federal do Ceará vai ao encontro desse sertão forte e resiliente. A Editora UFC preparou uma reedição do clássico da literatura cearense, como parte das comemorações do aniversário da instituição. A nova publicação se configura como um grande abraço no tempo e no lugar.

O diretor da Editora UFC e presidente do Conselho Editorial da Universidade, Francisco Cavalcante Júnior, considera:

"É um livro que fala de um Ceará verdejante, um Ceará das verdes campinas, do riacho correndo, dos tabuleiros em flor, como disse Rachel de Queiroz. E é um livro composto com muito humor e com muito amor, como escreveu Otacílio Colares. E foi pensando nessa revitalização da Universidade Federal do Ceará rumo ao seus 70 anos de idade, e também aos 44 anos da editora UFC, que o conselho editorial elegeu Aves de Arribação como a primeira obra para ser lançada em 2024 pra festejar esse novo tempo que chegou na UFC."

A reedição de Aves de Arribação tem capa ilustrada pelo artista plástico Roberto Galvão. O diretor da Editora UFC dá mais detalhes:

"Nesta nova edição, o livro Aves de Arribação ganhou uma atualização ortográfica da língua portuguesa, resgatou dedicatória que Antônio Sales havia feito a Rodolfo Teófilo na primeira edição, reuniu uma fortuna crítica de ensaios sobre a obra, escritos em diferentes épocas por Tristão de Ataíde, Rachel de Queiroz, Otacílio Colares, Otacílio de Azevedo e Sânzio de Azevedo, além de entregar aos leitores um projeto gráfico que é muito mais convidativo ao prazer da leitura."

Aves de Arribação será relançado nesta segunda-feira, as 6 horas da tarde, no Salão Nobre da Reitoria da UFC.

Além do clássico de Antônio Sales, a Editora UFC também vai lançar, no próximo mês de março, o livro Cordéis, escrito por Patativa do Assaré e que foi organizado pelo professor Gilmar de Carvalho.

Outro presente destes tempos de aniversário é a edição bilíngue português-inglês do livro A História Abreviada da UFC.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Confira também o programa Rádio Debate sobre a reedição do livro Aves de Arribação:

Ouça "UFC 70 anos: Edição comemorativa da obra "Aves de Arribação"" no Spreaker.

Tags:, ,