28/02/24

UFC 70 anos: Relançamento de Aves de Arribação

O relançamento do livro Aves de Arribação, de Antônio Sales, marcou o início das comemorações de 70 anos da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Ouça "UFC 70 anos: Comemoração de sete décadas da instituição tem início com relançamento da obra Aves de Arribação" no Spreaker.

Com o lançamento da reedição do romance "Aves de arribação," do escritor Antônio Sales, a UFC inaugurou nesta segunda-feira, no auditório da Reitoria, a programação comemorativa dos seus 70 anos, que vai se estender por todo o ano de 2024.

Ao mesmo tempo em que celebra os 70 anos da Universidade, edição  também é alusiva aos 44 anos da Editora UFC, como explica o editor, Francisco Cavalcante Júnior:

"Nós olhamos pro nosso acervo de 44 anos. Temos 1.201 títulos. Qual seria aquele que poderia ser um representante desse novo momento, desse novo tempo da UFC? Certamente Aves de Arribação. Um livro que fala Ceará verde, esperançoso, florido que é o que nós queremos comemorar durante os 70 anos da Universidade Federal do Ceará."

A apresentação da obra foi feita pela vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, para quem a data somente poderia começar com literatura:

"Primeiro, a gente não poderia, em 2024 e 70 anos da UFC, começar em melhor estilo do que com literatura. Isso é uma marca da nova gestão. Esse Ceará florido, esse Ceará farto, esse caráter do cearense, que é muito retratado no livro, de hospitaleiro e de generoso e de acolhedor é tudo que nós queremos para nossa universidade."

Para o presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Francisco Antônio Guimarães, “Aves de Arribação” é um livro histórico e que representa realmente a UFC:

"Esse livro é histórico. Nós já tivemos um lançamento dele alguns anos atrás, que é um livro que representa realmente a Universidade Federal do Ceará e que precisa ser revitalizado. E isso vai soerguer realmente a importância que ele tem pro estado do Ceará, para Universidade Federal do Ceará."

Na opinião da pró-reitora adjunta de Cultura da UFC, Glícia Maria Pontes, a revitalização da Editora UFC é importante porque dá visibilidade aos títulos clássicos e abre espaço para novos escritores:

"A ideia de começar com esses títulos clássicos é justamente tentar recontar um pouco a história dessa universidade. É bem importante para dar mais visibilidade para essas publicações, para também tentar valorizar novos escritores, novos pensadores. Então acho que é um pouco essa ideia dos 70 anos que é fazer um reencontro com a nossa história, mas também recontar a nossa história a partir de novas visões."

Presidindo o evento, o reitor Custódio Almeida, destacou a importância UFC, quando ela completa 70 anos:

"70 anos é um momento que a gente escolheu para acender as luzes da UFC, a importância da nossa universidade pro estado, pra região, como também um momento significativo de retomada das atividades plenamente na universidade."

O recital temático “Avoantes sobrevoando os sons nordestinos”, com estudantes do Curso de Música da UFC, sob orientação da Professora Maria Juliana Linhares, encerrou, no Salão Nobre a Reitoria, a programação inicial dos 70 anos da UFC.

Reportagem de Fátima Leite

Tags:, , ,