24/06/21

SBPC lança livro sobre centenário do eclipse de Sobral

O livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019é dividido em quatro capítulos e conta com 148 páginas (Foto: Divulgação)

Em 2019, um grande evento científico invadiu as ruas de Sobral para marcar os 100 anos de um acontecimento que mudou para sempre os rumos da ciência: o eclipse solar de 29 de maio de 1919, fenômeno registrado na cidade do Norte do Ceará que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Para marcar a data, Sobral recebeu o Encontro Internacional do Centenário do Eclipse, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Prefeitura da cidade e o Governo do Estado, e com participação da Universidade Federal do Ceará e outras dezenas de instituições.

Em maio deste ano, foi lançado um livro para registrar, por meio de fotos e depoimentos, a memória das atividades comemorativas do Centenário, que ocorreram entre 2018 e 2019, no Ceará e em várias regiões do Brasil. A professora Cláudia Linhares, secretária da SBPC, fala sobre o que motivou a publicação da obra.

Ouça na reportagem de Síria Mapurunga:

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

*