11/12/23

RUFM ganha 1º lugar no prêmio de jornalismo do CAU-CE

A Premiação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará aconteceu nesta segunda, dia 11/12, no SEBRAE (Foto: RUFM)

Ouça "Setor de jornalismo da Rádio Universitária FM ganha prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará" no Spreaker.

A Rádio Universitária FM será agraciada, na noite desta segunda-feira (11), com o 1º Prêmio de Jornalismo do CAU-CE: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará.

O setor de jornalismo da emissora recebeu o primeiro lugar com reportagem especial sobre a atuação dos arquitetos e a questão da habitação popular no Brasil. Integraram a equipe os jornalistas Fabrício Girão, Síria Mapurunga, Fátima Leite, Márcia Vieira, Ana Mary Cavalcante e Fernando Jocelito, com coordenação de Lúcia Helena Pierre.

O jornalista Fernando Jocelito dá mais detalhes sobre o trabalho premiado.

"O nosso trabalho focou no papel do arquiteto especialmente com relação às habitações populares. A gente muitas vezes pensa que habitação popular é só habitação, no caso é só casa para morar, mas na verdade habitação tem a concepção, existe uma concepção mais ampla, precisa de equipamento ao redor, precisa de um aparato que  facilite o processo de socialização da pessoa que vai morar, vai muito mais além do que só uma casa para morar. São esses os pontos que a gente trabalhou na matéria. E pra isso a presença do arquiteto é fundamental, é imprescindível. Ele não é somente um técnico, ele tem que ter também a sensibilidade, visualizar a questão social, é preciso que ele tenha essa visão social."

O evento de premiação organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará também vai premiar trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de Patrocínio Literário em Arquitetura e Urbanismo e também os vencedores do Prêmio de Arquitetura, Urbanismo e Cidade.

Fernando Jocelito fala sobre a importância do reconhecimento com a premiação.

"Esses prêmios são muito importantes para nossa profissão enquanto jornalistas porque a gente pode contribuir cada vez mais, a gente não fica só naquela reportagem factual, aquela coisa do dia a dia, mas também dá o nosso contribuição para que a gente questione, para que a gente dê sugestões e coloque o profissional , nesse caso o arquiteto, no foco das discussões, saber da importância dele no contexto social."

A Premiação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará acontece às sete da noite, no SEBRAE.

Ouça aqui a série premiada.

Reportagem de Fabrício Girão

Tags:, , ,