02/03/21

Relaxamento no trabalho pode aumentar casos de Covid

O local de trabalho, na maioria das vezes, é em ambiente fechado, e o relaxamento das medidas de prevenção à Covid 19 pode tornar esse local principal vetor de transmissão da doença (Foto: Getty Images)

A confirmação do primeiro caso de Covid 19 no Brasil completou um ano na última sexta-feira, 26 de fevereiro. Durante esse período, já vivemos fases diferentes da pandemia e estamos enfrentando desafios diversos a todo momento. Um deles é o relaxamento das medidas de prevenção à doença no ambiente de trabalho, que pode aumentar o número de casos.

O consultor de infectologia da Escola de Saúde Pública do Ceará, Keny Colares, lembra o que já aprendemos sobre prevenção à Covid 19 nesse um ano:

“Algumas orientações mudaram à medida que a gente foi aprendendo. A chance de a gente se contaminar pela via respiratória por respirar um ar que está contaminado por secreção de outras pessoas especialmente quando a gente chega próximo dessas pessoas, especialmente se a gente não está utilizando máscara, especialmente se a gente está num ambiente fechado é a principal forma de transmissão. O mais importante mesmo é cuidar da respiração. Mais uma vez afastando as pessoas, mantendo num ambiente bem ventilado e utilizando máscara da forma correta o tempo todo, é a forma mais garantida.”

O local de trabalho, na maioria das vezes, é em ambiente fechado, e o relaxamento das medidas de prevenção à Covid 19 pode tornar esse local em principal vetor de transmissão da doença. O infectologista Keny Colares orienta as principais medidas que os empregadores devem tomar para manter a segurança de todos no ambiente de trabalho:

“Garantir que o ambiente de trabalho está bem ventilado, tentar organizar uma escala para que parte daqueles indivíduos que poderiam fazer o trabalho no local de trabalho façam à distância, de forma remota. Assim o local de trabalho fica mais vazio, que pode se afastar mais as pessoas. E outra coisa que o empregador precisa entender é que, muitas vezes, até o próprio empregado fica meio constrangido. Ele começa a ter sintomas respiratórios, mas ele tem medo que o chefe brigue ou tem medo que o chefe demita e aí, às vezes, vai trabalhar sentindo que está com a infecção, que está espirrando, que está com aquela sensação de doença, mas, às vezes, ele vai por medo. Então, orientar essa pessoa que ela pode estar achando que está fazendo uma coisa correta, mas está fazendo uma coisa errada. Ela está indo trabalhar com os sintomas e aí ela pode contaminar mais gente. E o prejuízo pode ser maior para todos.”

O cuidado com a prevenção à Covid 19 no ambiente de trabalho deve ser preocupação de todos, incluindo os empregados. Se você está trabalhando de forma presencial, fique atento ao alerta do infectologista Keny Colares:

“O empregado ele tem também a sua colaboração para dar, seguir as recomendações, as normas que são colocadas no ambiente de trabalho. Tomar cuidado com o horário de alimentação. Quando a gente vai se alimentar, a gente precisa tirar a máscara. Muitas vezes, ali naquele intervalozinho de trabalho, ela desfaz a precaução que foi tomada na hora do trabalho. Essa compreensão de que, se a maioria fizer a coisa correta, mas tiver a minoria que faz errada, vai sobrar para todos os resultados disso. Se todos se cuidarem, o bons resultados vão vir para todos.”

A colaboração de todos é fundamental para o fim da pandemia. Por isso, não esqueça, saia de casa somente se for necessário, respeite as orientações de distanciamento social do local onde você trabalha e, principalmente, use a máscara de forma correta.

Marcia Ximenes para Rádio Universitária FM

Tags:, , , , , , ,