19/12/23

Reitor da UFC faz balanço do primeiro período de gestão

(Foto: Ribamar Neto/UFC)

Ouça "Reitor da UFC faz balanço do primeiro período de gestão" no Spreaker.

Um tempo de recomeços e reencontros, de re-existir projetos e alegrias. É por esse tempo que o reitor Custódio Almeida traça os primeiros passos à frente da Universidade Federal do Ceará, desde a posse, em agosto deste ano.

Em entrevista exclusiva à Rádio Universitária FM, ele faz um balanço dos quatro meses iniciais da gestão, entre marcas do que se foi e a universidade que se deseja ter:

"É uma reitoria pautada por uma vontade de que a Universidade retomasse o seu encantamento. As pessoas estavam muito sedentas de ter uma universidade onde cada um de nós se sinta bem na missão que a gente tem pra cumprir aqui. E eu acredito que a estamos conquistando isso. A gente quer que cada um de nós possa entender que o que a gente faz na Universidade é algo muito especial para o mundo e para a sociedade."

Com incontáveis pesquisas e ações dentro e fora da academia, há 69 anos, a UFC tem atuação direta e indireta na construção de outros mundos: mais sustentáveis e mais humanos.

Das artes à saúde, passando por questões de segurança e de recursos hídricos, o passo seguinte é no futuro, completa o reitor da UFC Custódio Almeida:

"Estamos concluindo várias licitações em dezembro, já estamos projetando concursos para técnico-administrativos e docentes, nós criamos uma pró-reitoria nova - a Pró-reitoria de Cultura -, o Corredor Cultural do Benfica já renasceu. Com certeza, nosso calendário universitário de 2024 é muito especial por causa dos 70 anos da UFC."

A campanha rumo aos 70 anos foi lançada na última reunião do Conselho Universitário e a expectativa é que a UFC tenha um feliz 70 anos, aponta o reitor:

"Com o que fizemos até agora, teremos sim um feliz e próspero ano novo. Nós demos conta de grande parte do planejamento que tínhamos previsto. Avançamos mais do que prevíamos em várias áreas, por exemplo, o que o Campus de Crateús precisava, e a gente pensava que ia acontecer no meio de 2024, já está acontecendo agora: os prédios novos, restaurante novo, biblioteca. Isso vale também para o Campus de Itapajé, onde já conseguimos várias vagas novas. Andamos rápido e isso significa que 2024 vai ser um belíssimo ano novo."

Ainda há muito chão pela frente:

"Nos 70 anos, vamos acender as luzes da UFC, mostrar o que a UFC faz para todos entenderem como essa universidade foi, é, e vai continuar sendo muito importante para o desenvolvimento do Estado, para o combate à pobreza, para a educação de qualidade e para que todos os seus serviços possam atender da melhor forma possível a população."

Nesse rumo, é preciso caminhar todos juntos, convida o reitor:

"Rádio Universitária, uma voz forte, uma voz que nós gostamos de escutar. Espero que todos vocês, colaboradores e todos os ouvintes tenham um Natal muito feliz em 2023, e que a gente possa continuar se escutando em 2024."

O reitor Custódio Almeida gravou ainda uma mensagem especial de fim de ano, para a comunidade da UFC, e que já está sendo veiculada pela Rádio Universitária FM ao longo da programação.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, , , ,