23/06/23

Projetos realizam exibição de filme para discutir saúde mental

A exibição de Divertida Mente no Cine Vidas é gratuita e aberta ao público (Foto: Divulgação)

Ouça "Projetos realizam exibição de filme para discutir saúde mental" no Spreaker.

Na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, o Programa PET Saúde da UECE, Universidade Estadual do Ceará, o CAPS Geral IV, o Programa Vidas Preservadas e o Fórum da Luta Antimanicomial realizam o evento CINE V!DAS: experiências de viver, com a exibição do filme Divertida Mente, no cinema do shopping Del Paseo, a partir das 9h . Após o filme, acontecerá uma roda de conversa discutindo saúde mental.

Alessandra Xavier, professora fundadora do curso de psicologia da UECE, fala mais sobre o início e o objetivo da iniciativa:

"Esse projeto  nasceu de um trabalho que vem sendo desenvolvido de um projeto na Universidade Estadual do Ceará, que se chama Pet Saúde, que esse projeto envolve a articulação entre vários cursos na área de saúde: serviço social, psicologia, medicina, nutrição, enfermagem, medicina veterinária, de um jeito que ajude os os alunos a se prepararem pra trabalhar interprofissionalmente, pra desenvolver ações, fortalecendo a perspectiva do Sistema Único de Saúde. Então, esse projeto, a Universidade Estadual do Ceará pioneira disso há muitos anos e esse ano nós estamos desenvolvendo o nosso grupo, que é o GAT 5, que envolve os cursos de psicologia e civil social, estamos desenvolvendo ações na área de saúde mental. Então, esse projeto parte de uma perspectiva de saúde mental de uma forma interdisciplinar."

Divertida Mente é um filme animado de 2015, produzido pela Pixar Animation Studios, e vencedor do Oscar de Melhor Animação. Na trama, acompanhamos 5 emoções na cabeça de Riley, Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo, e vemos como as escolhas que elas fazem impactam a vida da garota. A professora Alessandra Xavier explica a escolha do filme para o evento:

"O filme é muito interessante porque aborda questões de como a nossa saúde mental  é potencializada, é construída,  é configurada e de como ela sofre efeitos da nossa de vida, mas também das nossas relações atuais, de como dentro da gente a as questões emocionais elas podem ser modificadas dependendo das interações, dependendo das mudanças do ambiente, dependendo das mediações. Como a nossa saúde mental  envolve o diálogo com as nossas emoções, com as questões inconscientes, com a forma como a gente pensa, com os impactos daquilo que a gente vive na cidade, de como a gente vai poder integrar aspectos da nossa história. Então, ele permite essa grande discussão."

A exibição de Divertida Mente no Cine Vidas é gratuita e aberta ao público.

Reportagem de Fabrício Girão

Tags:, ,