13/09/21

Projeto da UFC recebe chancela da Soc. Brasileira de Computação

O ProDTEA já desenvolveu um jogo educativo e um aplicativo que ajuda no controle da rotina de crianças autistas (Imagem: Divulgação)

Projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará Campus de Russas foi chancelado pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação. É o ProDTeA - Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias Acessíveis. A chancela é concedida para iniciativas de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico para pessoas que não tiveram contato com a computação na educação formal.

A coordenadora do ProDTeA, professora Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos, explica a proposta do projeto:

"O ProDTeA tem a proposta de envolver estudantes de Ensino Médio da cidade de Russas e região do Vale do Jaguaribe em atividades de projeto e desenvolvimento de tecnologias acessíveis que sejam voltadas para resolução de algum problema de pessoas com deficiência."

Esse envolvimento acontece por meio da oferta de diferentes cursos gratuitos de programação, passando por conhecimentos sobre planejamento, prototipação e construção de aplicativos. Os cursos são ministrados pela equipe do ProDTeA, formada por alunos de Engenharia de Software e de Ciência da Computação da UFC em Russas.

Através das formações já foram desenvolvidos um aplicativo que ajuda no controle da rotina de criança com TEA - Transtorno do Espectro Autista e um jogo educativo para crianças autistas.

Para a coordenadora Patrícia Freitas, a experiência sai fortalecida com o reconhecimento e a projeção nacional através da chancela concedida pela Sociedade Brasileira de Computação:

"A obtenção da chancela da SBC significa para nós do ProDTeA que estamos fazendo certo. Que nossos esforços com pesquisa e extensão estão sendo reconhecidos. A obtenção da chancela da SBC é importante pois traz muita visibilidade para o ProDTeA. Todos os projetos chancelados contam com ampla divulgação através dos meios de comunicação da sociedade, como site oficial, redes sociais, blogs, emails e lista de discussão da Sociedade Brasileira de Computação."

Para saber mais sobre o projeto, você encontra o ProDTeA no Facebook e no Instagram no e no site da Sociedade Brasileira de Computação.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , , , ,