25/08/23

Projeto da UFC leva contação de histórias a crianças internadas

Ação do projeto Dr. Conta no Hospital Universitário Walter Cantídio (Foto: Karizia Marques)

Ouça "Projeto da UFC leva contação de histórias a crianças internadas no HUWC" no Spreaker.

Era uma vez uma tristeza, ou uma dor.

O projeto Dr. Conta: uma Historia para Você tem mudado os finais das horas nos dias de internação de crianças e adolescentes, no Hospital Universitário Walter Cantídio – do complexo hospitalar UFC/EBSERH.

Desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Ceará, desde 2017, o projeto de Extensão leva os livros, os brinquedos e a imaginação até as enfermarias pediátricas do hospital.

É uma dose de reforço contra a ansiedade e o medo da internação.

Virgínia Girão Carmona, professora da Faculdade de Medicina da UFC e coordenadora do projeto Dr. Conta, destaca os aprendizados para os voluntários:

"Também é trabalhado as relações interpessoais por participarem de um grupo, terem que tomar decisões e conviver no dia a dia da prática da ação de extensão com esse paciente fragilizado que está nesse ambiente hospitalar, trazendo pra ele um momento diferente, um momento que vai trazer acolhimento, que vai trazer proximidade."

As ações passam por reuniões de planejamento, além de oficinas de contação de histórias.

Para a professora Virgínia Girão Carmona, o projeto é uma semente de solidariedade e empatia. Ela convida os estudantes a semearem este amanhã:

"O que é necessário para participar, antes de tudo, é ter afinidade pela proposta do projeto, que é trazer esse momento de humanização no atendimento, o tipo do espaço onde eles estão, naturalmente, eles ficam amedrontados, assustados e ansiosos. E a contação de história acaba trazendo uma descontração pra receber um pouco a lembrança do que eles vivenciam nas escolas, em casa. Então é um momento lúdico, um momento de diversão, um momento de um pouco o porquê que ele está ali."

Quem conta uma história alivia uma dor.

Estudante do sexto semestre do curso de Odontologia da UFC e integrante do projeto, Sara Estefani conta sobre a beleza desses encontros entre os livros, as alegrias e as crianças.

"Eu faço parte do projeto desde 2021. Eu só tenho a agradecer por fazer parte de algo tão bonito, por poder tornar o hospital pediátrico um ambiente mais humanizado e acolhedor, e com certeza vou levar essa experiência pro resto da vida. A maior beleza do projeto é o fato de levar a leitura, o hábito da leitura para as crianças que estão internados no hospital, nesse momento que elas estão tão vulneráveis, levar leituras, brincadeiras, torna esse momento mais leve para elas."

As inscrições para a seleção do projeto Dr. Conta terminam no próximo dia 27. Podem participar estudantes de qualquer área. Mais informações nas redes sociais do projeto.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,