23/02/21

Programa debate planejamento costeiro e marinho do Ceará

Municípios do litoral cearense devem receber ações que favoreçam o desenvolvimento sustentável (Foto: Reprodução/Internet)

O planejamento costeiro e marinho dos municípios cearenses, que estão na faixa terrestre da costa brasileira, é o foco do Programa Cientista-Chefe. Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), o Programa apresenta, até o próximo dia 5 de março, em plataforma online, as atividades e os produtos elaborados para os municípios que ocupam mais de 500 quilômetros da costa cearense.

A iniciativa planeja unir o cuidado com o litoral e o ganho econômico que o mar oferece, explica o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno:

"A Organização das Nações Unidas definiu que a década de 2021 a 2030 será a década dos oceanos. Por causa disso, muito governos, organizações não governamentais, universidade várias instituições estão priorizando nas suas ações, a partir desse ano, o cuidado todo especial com o litoral e o mar. A Secretaria do Meio Ambiente deverá fazer uma série de ações, a primeira delas é uma planejamento costeiro e marinho. O Ceará tem 573 km de litoral e nós precisamos cuidar bem deles, afinal de contas, nossa economia depende muito do litoral, do mar, para pesca, para o turismo, para o artesanato."

Cidades como Acaraú, Aracati, Icapuí e Jijoca de Jericoacora são alguns dos 23 municípios que fazem parte do mapa de ações do Programa Cientista-Chefe. Os encontros virtuais devem reunir representantes de municípios do Litoral Leste, da Região Metropolitana de Fortaleza e do Litoral Oeste, além da Capital. O planejamento tem início ainda neste mês de fevereiro, informa o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno:

"O zoneamento ecológico/econômico que estará pronto até o meio do ano, nós vamos também fazer o atlas marinho de todo o litoral cearense para que nós possamos saber quais os nossos potenciais turísticos, minerais, questão das energias renováveis sobretudo a energia eólica, algumas usinas que estão sendo planejadas para a área oceânica. Nós vamos também buscar melhorar e integrar as atividades de turismo, de moradia, as atividades de artesanato, de pesca artesanal e do esporte marítimo, já que o Ceará está se destacando muito por conta dos fortes ventos."

O Programa Cientista-Chefe quer unir o conhecimento acadêmico à gestão pública. Pesquisadores trabalham nas secretarias e nos órgãos estratégicos do Governo do Estado, na proposta de soluções científicas, tecnológicas e de inovação capazes de promover a sustentabilidade local.

Ana Mary Cavalcante, para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , , ,