22/03/23

Programa promove qualidade de vida a pessoas com câncer

Mais informações sobre o Programa Integrativo de Apoio e Revitalização no perfil @institutorodadavida, no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

Ouça "Programa da UFC promove qualidade de vida a pessoas com câncer" no Spreaker.

Práticas de Yoga, meditação e biodança e rodas de cantoria estão entre os recursos integrativos aliados na luta contra o câncer. A proposta faz parte do PRINTAR – Programa Integrativo de Apoio e Revitalização, que está com inscrições abertas para uma oficina de acesso.

O PRINTAR é realizado desde 2018, em parceria com a Faculdade de Medicina e a Pró-Reitoria de Extensão da UFC. E vai ao encontro das pessoas que passam pelo diagnóstico de câncer. Médicos integrativos, com formação em medicina chinesa, e diversos profissionais da área de saúde, além de terapeutas, somam conhecimentos na promoção da qualidade de vida e do bem-estar desses pacientes.

A onco-hematologista Paola Tôrres, professora da UFC e presidente do Instituto Roda da Vida, fala sobre os benefícios da oncologia integrativa:

"O grande benefício é o paciente estar participando do seu processo de tratamento, do seu processo de cura, está engajado nisso, entendendo o que que acontece, e a propósito disso vem a oncologia integrativa. Ela utiliza as práticas integrativas e complementares em saúde aprovadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, aquelas que tem evidência científica para melhorar o enfrentamento do câncer naquela pessoa que está vivenciando ou o diagnóstico ou o tratamento, ou que é um sobrevivente do tratamento, que também tem muitas questões que o paciente sobrevive a um tratamento de câncer ele enfrenta, principalmente o medo do retorno da recidiva da doença, os exames periódicos que tem que ser feito".

O PRINTAR tem essa abordagem diversa, ressalta a médica:

"É multissetorial de múltiplas abordagens na tentativa de pegar o tripé 'corpo, mente e espírito' das pessoas. Quando a gente usa técnicas como a meditação, a yoga, a roda de cantoria, a gente tem o como objetivo mobilizar as defesas do sistema imunológicos. Existem trabalhos mostrando que o paciente melhora do sistema imunológico e ele se torna muito mais empoderado acerca da sua doença, do seu tratamento. Ele se sente efetivamente como participante do seu processo de cura".

As práticas, em grupo, promovem ainda o encontro com outras narrativas de superação.
É um cuidado por todos os lados:

"É um abordagem plural e que atente às expectativas tanto corporais como também as expectativas de mente e de espírito quando a gente pensa nessa tríade da integralidade do cuidado".

O PRINTAR está cadastrado na plataforma Brasil de Pesquisa com Seres Humanos, ligado ao Departamento de Medicina Clínica da UFC. As oficinas são mensais, realizadas entre março e novembro, a partir do próximo dia 25. Também podem participar familiares e acompanhantes dos pacientes, além de alunos do curso de Medicina da UFC. Mais informações no perfil @institutorodadavida, no Instagram.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, , ,