10/09/20

Programa Brasil Novos Sons é indicado ao Prêmio Dynamite

O programa Brasil Novos Sons concorre na categoria de "Melhor Programa de Rádio ou Emissora". A premiação acontecerá através de votação popular que se encerra no dia 30 de setembro (Foto: Divulgação)

O programa Brasil Novos Sons, da Rádio Universitária FM, está entre os indicados na categoria Melhor programa de rádio ou emissora do Prêmio Dynamite de Música Independente 2020. A premiação reconhece artistas, selos, produtores de conteúdo, casas de show e festivais da cena autoral brasileira. A edição 2020 do Prêmio Dynamite está de olho nos melhores trabalhos lançados entre 2018 e 2019. São 400 indicações divididas em 19 categorias, contemplando quem faz e quem ajuda a divulgar a música nacional independente.

Para o Brasil Novos Sons, a indicação ao prêmio Dynamite vem em momento especial. 2020 marca os dez anos do programa, e nada mais recompensador do que celebrar a primeira década com o reconhecimento do projeto ao lado de produções radiofônicas de diversos lugares do país.

O embrião do Brasil Novos Sons nasceu como um especial de final de ano, em 2010, mostrando os trabalhos de artistas contemporâneos. A idealização foi de Isabel Paz e Caio Mota, na época bolsistas da Rádio Universitária, e do então publicitário da emissora, Bruno Lima. Caio Mota, hoje jornalista e programador musical da Universitária FM, recupera essa fase inicial do projeto:

"Como é que funcionava? A gente entrevistava um artista sobre a carreira dele em si, sobre as influências, sobre processos criativos, a história por trás das canções e colocava as músicas pra pessoa ouvir. Era muito mais um programa de formação de plateia.”

O apresentador Caio Mota (o segundo da esquerda para a direita) com a banda Bahia e as Cozinhas Mineiras (Foto: Arquivo Pessoal)

O apresentador Caio Mota (o segundo da esquerda para a direita) com a banda As Bahias e a Cozinha Mineira (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a boa recepção do público, o Brasil Novos Sons ganhou espaço fixo na grade de programação entre os anos de 2011 e 2012. E desde então vem acompanhando a carreira de inúmeros artistas e as transformações da cena independente, e passando, ele próprio, por modificações que tem permitido ousar e intensificar a experiência musical dos ouvintes.

Em 2019, quando já estava responsável por produzir e apresentar o programa sozinho, o jornalista Caio Mota passou a experimentar novos formatos, inspirado no conhecimento adquirido na própria emissora com sonoplastia e edição de áudio. É daí que nasce um Brasil Novos Sons especial, misturando resenha de disco, documentário e programa de rádio. Caio descreve a experiência:

"A cada edição eu chamo um artista e ele explica - não explica! -, ele alarga as interpretações a respeito daquele disco que ele acabou de lançar. (...) A voz do artista às vezes se sobrepõe à música, ela entra na metade da música pra explicar aquele trechinho específico. Ela se mistura com uma contação história, com um storytelling. É um programa diverso, a respeito das ferramentas que ele utiliza pra contar o que ele se propõe, que é o aprofundamento a respeito de um álbum contemporâneo. Então, essa é a ideia atual do Brasil Novos Sons.”

O programa tem alternado essas edições especiais de ensaios musicados de álbuns com as edições de seleção musical, que trazem lançamentos e as novas caras da música independente. Já passaram pelo Brasil Novos Sons artistas de projeção nacional como Luedji Luna, Céu, O Terno, Baiana System, e nomes importantes da cena contemporânea cearense, como Soledad, Caio Castelo e Igor Caracas. Para Caio Mota, a indicação ao prêmio reforça ainda mais que ter apostado no novo formato foi um caminho certeiro:

"Obviamente, me deixa muito feliz saber que agora, nesse momento em que eu tô explorando esse novo formato do programa, é o formato que chama a atenção dos curadores do festival Dynamite. (...) Que todas essas experimentações estão indo para um caminho massa. Estão sendo validadas por profissionais, porque os próprios artistas que eu entrevisto mandam mensagens depois dizendo que ouviram e que perceberam que é um programa diferente. E também o próprio prêmio Dynamite, tendo reconhecido isso porque nós estamos distantes do cenário que ainda é considerado o centro da comunicação do país, que é lá o Sudeste. Mesmo tão distante, em uma rádio que não tem tanto alcance como uma rádio comercial, a gente ter conseguido chamar atenção e estar sendo respeitado no meio radiofônico.”

O artista cearense Mateus Fazeno Rock concorre na categoria "Revelação" (Foto: Nay Oliveira)

O artista cearense Mateus Fazeno Rock concorre na categoria "Revelação" (Foto: Nay Oliveira)

Em agosto deste ano, o reconhecimento da qualidade do Brasil Novos Sons também veio pela seleção do programa para a veiculação na grade da Rádio UFRJ, emissora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E numa rádio que se consagrou com o pé na essência da música popular brasileira e como espaço de fortalecimento do trabalho dos músicos cearenses, o jornalista Caio Mota faz questão de frisar que a Universitária FM mantém a sua missão atenta também ao novo:

"A música brasileira está em constante transformação. E ela não deixou de ser boa porque é atual. Pelo contrário! Sendo atual, e não tendo a maioria das outras rádios para divulgá-la, é a Rádio Universitária se torna - pelo menos aqui no Ceará - um suporte pra dar visibilidade a essa música tão importante que tá sendo feita hoje.”

A nova produção cearense, aliás, vai muito bem pelo termômetro do prêmio Dynamite. O Ceará está representado em indicações para 14 das 19 categorias. Destaques para Daniel Peixoto, Outragalera, Daniel Groove e Nego Gallo, indicados respectivamente para "Melhor Lançamento" de música eletrônica, reggae, MPB e rap/hip hop/black music. As bandas Selvagens à Procura de Lei, Old Books Room, Facada, Damn Youth e Lilt estão indicadas na categoria de melhores discos de rock, indie rock, punk, heavy metal e música instrumental. Getúlio Abelha e Mateus Fazeno Rock estão na categoria "Revelação". A cena independente do Ceará também está representada pelo Salão das Ilusões na categoria "Melhor casa de shows alternativos", Maloca Dragão em "Melhor Evento", e Casa de Vovó Dedé em "Melhor produtora, coletivo ou entidade".

Os melhores trabalhos serão eleitos por votação exclusivamente online até o dia 30 de setembro. E você pode participar através do link: dynamite.com.br/premio. A Cerimônia do Prêmio Dynamite de Música Independente 2020 será transmitida ao vivo no dia 14 de outubro pela plataforma culturaemcasa.com.br, direto do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

E se você ainda não conhece o Brasil Novos Sons, aproveita a oportunidade e sintoniza na Universitária FM nos horários de veiculação do programa. Toda semana às terças-feiras, 20h, e aos domingos, 17h. As edições especiais ficam disponíveis no perfil do Brasil Novos Sons no Spotify e no Deezer.

Reportagem de Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

*