24/11/16

Gilmar de Carvalho lança livro “Música de Fortaleza”

Professor Gilmar de Carvalho
Foto: Waleska Santiago/Diário do Nordeste

O centro de formação e criação cultural Escola Porto Iracema das Artes recebe, nesta quinta-feira (24), às 19 horas, o lançamento do novo livro do professor, escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho, Música de Fortaleza. A obra, que reúne textos relativos à história e produção musical na Capital, será apresentada em uma conversa com o autor sobre construção artística e cultural na cidade.

Música de Fortaleza é resultado de uma pesquisa baseada em textos e publicações veiculados pela imprensa acerca de artistas e obras locais. O livro integra a Coleção Pajeú - Série Fortaleza Plural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), cujo intuito é delinear as memórias artísticas dos bairros, reafirmando a história da cidade enquanto espaço de criação e expressão de uma vasta produção cultural, ao passo que analisa o papel dos meios de comunicação na memória coletiva.

timthumb

Editada em formato de pocketbook, a obra narra a trajetória de músicos e compositores da capital cearense e de movimentos culturais que ainda hoje mantém suas atividades. Através de cartas, relatos e entrevistas, o livro abrange várias vertentes e gêneros da música local, indo desde o sucesso de grupos e movimentos como o Pessoal do Ceará, a sonoridade do humorista Falcão, chegando aos dias atuais com o forró de Wesley Safadão, e mesmo à tradição dos maracatus e festas juninas.

Com revelações sobre os processos criativos, anseios, vivências da época e exposição à fama, a obra do jornalista Gilmar de Carvalho acompanha nomes e estilos como o samba de Luiz Assunção, a poesia de Ramos Cotôco, o balanceio de Lauro Maia e o célebre baião de Humberto Teixeira. Além destes, também são contempladas as intérpretes Keyla Vidigal e Ayla Maria, fenômenos cearenses da Era de Ouro do Rádio conhecidas por seu talento e estrelato.

Na ocasião do lançamento, a cantora e compositora Mona Gadelha será homenageada pela sua carreira. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a artista tão logo dedicou-se à música, sendo uma das pioneiras da cena do rock no Ceará, ainda na década de 70. Atualmente, Mona possui seis álbuns lançados e é coordenadora do Laboratório de Criação em Música da Escola Porto Iracema das Artes.

Lançamento do livro Música de Fortaleza
Quinta-feira (24) | 19 horas
Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 190 - Praia de Iracema)
Mais informações: (85) 3219.5865 / (85) 3219.5842