28/08/23

Professor Custódio Almeida assume a Reitoria da UFC

Professor Custódio Almeida, reitor da UFC, e a professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, durante a solenidade de posse (Foto: Arlindo Barreto/UFC)

Ouça "Professor Custódio Almeida assume a Reitoria da UFC" no Spreaker.

"Ansioso, feliz, muito comprometido e muito animado pra fazer o trabalho que a comunidade que votou espera de nós."

Foi com essas palavras de entusiasmo que o reitor eleito da UFC, professor Custódio Almeida, recebeu a reportagem do Jornal da Universitária nos Jardins da Reitoria, instantes antes de tomar posse na Concha Acústica da UFC, na última sexta-feira (25).

O professor Custódio falou também do compromisso que assume com o mandato de quatro anos à frente da Reitoria da UFC:

"Eu tenho certeza que vai ser um tempo de muito diálogo, de muita conquista e que a comunidade universitária vai, mais uma vez, tornar a UFC esse lugar feliz pra gente construir os projetos necessários pra resolver problemas tão importantes que a universidade é capaz de resolver."

A Concha Acústica e os espaços da Reitoria foram pequenos para abrigar a comunidade universitária, convidados e autoridades que para lá se dirigiram para a cerimônia de posse do Reitor Custódio Almeida.

Entre os convidados estava o professor Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC, que considerou o momento como uma reparação histórica:

"Trata-se de uma reparação histórica. O professor Custódio já por direito, e se fosse respeitada a autonomia da universidade há quatro anos, ele talvez estivesse hoje sendo reconduzido segundo mandato. Mas é importante porque o professor Custódio assume no momento em que o Brasil retoma os princípios de civilidade, que retoma as movimentações legítimas e democráticas. E a gente vê que é isso que o professor Custódio está trazendo como pano de fundo da sua gestão."

Também presente à solenidade, o ex-reitor da UFC, professor Henry Campos, chamou atenção para a importância do momento e do processo de escolha do professor Custódio Almeida:

"Momento bem importante pra universidade. Tem uma gestão democraticamente eleita, é conhecida a vontade da comunidade universitária e num momento muito favorável, que o país retoma aqueles princípios que nós acreditamos, que a universidade pública passa a ser valorizada novamente, a ciência, a tecnologia."

Para o professor Lindberg Gonçalves, docente do Campus da UFC em Russas e um dos responsáveis pelo projeto de criação do campus, em 2011, o professor Custódio Almeida na Reitoria da UFC representa o renascimento da Universidade:

" O professor Custódio na Reitoria significa renascimento. O meu ponto de vista, que ficou muito bem expressado em nota da SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência] regional, na qual eu faço parte, expressou dizendo retornamos à democracia, saímos das trevas e chegamos nas luzes. A Universidade volta a crescer, volta a sorrir, volta a ter futuro."

Diversas autoridades compareceram ao rito de posse do professor Custódio Almeida na Reitoria da UFC, na última sexta-feira. Entre elas estava o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, contemporâneo de faculdade do reitor e que destacou a legitimidade do processo que o elegeu:

"Olha, eu conheço o Custódio, sou um contemporâneo da faculdade, eu estou muito alegre, muito orgulhoso, primeiro pela legitimidade dele como reitor, pela votação que teve, reconhecimento do Conselho Universitário, uma vida inteira dedicada à Universidade, agora vai poder realizar muitos sonhos. E acho que Deus queria que ele fosse reitor com o Lula presidente do Brasil."

A cerimônia de posse do professor Custódio Almeida no cargo de Reitor da UFC, e da professora Diana Azevedo, na Vice-Reitoria, foi conduzida pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, para quem todas as condições serão criadas para que a Universidade avance:

"Já estive com Custódio, o magnífico Reitor, vamos agora discutir, planejar as ações para o seu mandato juntamente com a vice-reitora pra que a gente possa, e claro que contará comigo, com a Izolda, com a equipe do Ministério [da Educação], ajudar a nossa querida universidade."

Estamos aqui para servir e para cuidar. Esta foi a tônica do discurso de posse do novo Reitor da UFC, professor Custódio Almeida, que assumiu o cargo na última sexta-feira (25), em cerimônia realizada na Concha Acústica da Reitoria, no Campus do Benfica.

Reportagem de Fátima Leite

Tags:, ,