31/07/23

Prevenção contra a dengue deve ser reforçada no 2º semestre

Limpar o quintal, eliminando os depósitos com água parada, é uma ação cotidiana que reforça a prevenção contra a reprodução do Aedes aegypti (Foto: Reprodução/Internet)

Ouça "Prevenção contra a dengue deve ser reforçada neste segundo semestre" no Spreaker.

O Ceará teve redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya de 55,2 %, nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O registro é da Secretaria da Saúde do Estado que alerta: a prevenção deve ser reforçada neste segundo semestre, quando, de acordo com a Sesa, a reprodução dos vetores é favorecida pela escassez das chuvas.

A dengue é uma doença endêmica, no Ceará, e a quantidade de casos depende de vários fatores, como a redução do número de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses.

A orientação é da coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral. Ela chama a atenção para as pessoas mais vulneráveis e os tipos de dengue:

"São as pessoas com comorbidades, as gestantes, nos extremos etários, como as crianças, os idosos, elas são mais suscetíveis a essas complicações. Não há diferença entre sintomas de dengue, depende do sorotipo, e a principal recomendação em caso de suspeita de dengue é buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência pra avaliação de um profissional de saúde."

São, pelo menos, quatro sorotipos do vírus. Assim, quem é picado pelo mosquito infectado pode ter a doença até quatro vezes. Até o último mês de abril, o Brasil registrou 173 mortes por dengue, segundo o Ministério da Saúde.

A doença bateu um recorde histórico de mortes no ano passado, com um total acumulado de 1.016 óbitos: mais do que o registrado nos últimos seis anos. Estados do Sul e do Centro-Oeste registraram epidemia de dengue em 2022.

O mosquito está mais perto do que se imagina, por isso, a prevenção é importante, reforça coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral:

"Então, o controle vetorial do mosquito Aedes aegypti é primordial pra diminuição dos casos e o manejo adequado também do paciente é importante pra diminuir a ocorrência do óbito e da doença. Então, diante desse cenário, a gente reforça que a população continue atenta às ações de controle que podem rotineiras pra eliminação dos criadores domésticos e, mesmo a gente tendo uma redução de caso, a gente não pode deixar a dificuldade de prevenir a dengue que é principal prevenção da dengue é a eliminação do criadouro do mosquito."

Limpar o quintal, eliminando os depósitos com água parada, é uma ação cotidiana que reforça a prevenção contra a reprodução do Aedes aegypti. Também é recomendado vedar as caixas d´água e remover as sujeiras que possam impedir a saída de água das calhas.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*