26/02/21

Palestra neste sábado tem participação do reitor da UFC

As inscrições para a palestra podem ser realizadas até às 9h do sábado, dia 27 (Foto: Divulgação)

Sábado (27), às 10h, acontece a palestra Entre Luzes e Sombras: origens e narrativas sobre a formação jurídica no Curso de Direito da UFC. O evento é realizado pela Comissão de Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito e conta com a participação do Reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, e do historiador Ari de Andrade, professor da Faculdade de Educação (Faced).

Cândido Albuquerque destaca a contribuição que a criação da Faculdade de Direito deu para o Ceará e para a própria origem da Universidade Federal do Ceará:

"Na verdade, eu tenho um trabalho sobre a Faculdade de Direito, sobre a história da Faculdade de Direito. Foi o primeiro curso superior do Ceará, é a origem da Universidade Federal do Ceará. A expectativa é que haja um debate super interessante porque a Faculdade de Direito, em mais de 110 anos, vai completar agora já 120 [anos], tem dado uma contribuição muito grande. Nós vamos falar sobre toda essa evolução, principalmente as dificuldades da época da criação, e como aqueles professores conseguiram superar todas essas dificuldades. Eu acho que é um evento imperdível, realmente maravilhoso."

Já o professor Ari de Andrade, que orientou o professor Cândido Albuquerque em sua tese de doutorado, explica que o surgimento da Faculdade de Direito, inaugurada em 1903, foi importante no sentido de garantir o cumprimento das leis no Estado do Ceará.

"A Faculdade de Direito do Ceará vai garantir, digamos assim, a aplicabilidade do direito, principalmente na zona rural, quando a gente sabe que desde o império rural brasileiro, principalmente cearense, era dominado por coronéis, por potentados, donos de terra e que tinham direito sobre a vida e sobre a morte das pessoas. Então, o direito vai chegar nessas cidades através de juízes, promotores, e vai garantir o direito. Então, a Faculdade de Direito recebe essa tecnologia porque ela foi uma autorização dada pelo Governo Federal, porque ela é responsabilidade do Estado, porque numa época em a legislação só permitia legislação do ensino superior à União, que é no caso o poder central."

As inscrições para a palestra Entre Luzes e Sombras: origens e narrativas sobre a formação jurídica no Curso de Direito da UFC podem ser realizadas até às nove horas da manhã do sábado. Para se inscrever e ter acesso ao link do Google Meet, basta acessar o site da Comissão de Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito ou da própria Faculdade de Direito. Os participantes do evento receberão certificado.

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , , , ,