19/06/15

Orquestra de Câmara da UFC

Ensaio da Orquestra em Sobral (foto: Taís Monteiro)

O Ceará é conhecido por ter tradição na música erudita: um dos mais aclamados compositores clássicos brasileiros foi o cearense Alberto Nepomuceno, assim como o regente Eleazar de Carvalho, um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Brasileira. Dentro do jovem curso de música da UFC, fundado em 2006, grupos já se organizavam para estudar e praticar os instrumentos. Em 2011, o professor Elvis Matos organizou alunos violencistas, o Grupo Encordoados. Em 2013, o grupo passou a integrar outros instrumentos, como flauta doce e fagote.

Desde o ano passado, os cursos de Música, tanto do Campus de Fortaleza como do Campus de Sobral, se articulam para unir musicistas de ambas as cidades no esforço de construir a Orquestra de Câmara da UFC. Durante os primeiros meses de 2015, os estudantes tem se encontrado pelo menos uma vez por mês em Sobral para ensaios em conjunto no intuito de praticar um repertório próprio para apresentar em festivais.
O festival mais próximo é o Eurochestries, festival de música erudita que ocorre em diversos países simultaneamente. Sobral sediará dos dias 12 a 22 de junho um dos espaços musicais do festival. Sobre a Orquestra e o esforço de integrar os alunos, o professor Leandro Serafim conversou conosco do site da Rádio Universitária FM no último final de semana, em Sobral.

Em co-ação, Adeline Stervinou, professora de música do Campus de Sobral, complementa a fala do professor Leandro Serafim, e adiciona a discussão sobre a importância de um evento internacional como o Eurochestries escolher Sobral como uma das sedes.

Outro fator essencial na formação da Orquestra é que sua composição não é somente de alunos do curso de Música. Sofia Nunes Lopez, de 21 anos, é aluna do curso de Zootecnia e faz parte da Orquestra da UFC desde a criação. Ela nos conta sobre a experiência e as expectativas sobre o Festival.

Quanto sobre o intercâmbio de ideias, Lucas Teixeira, aluno do terceiro semestre do curso de Música de Sobral, faz questão de enfatizar a integração e o reconhecimento ao fazer música.

A Orquestra de Câmara da UFC faz parte dos quatro grupos escolhidos para a apresentação de abertura do Festival Eurochestries de Música Erudita em Sobral. A apresentação é a estreia do grupo como uma unidade dos Campis de Fortaleza e Sobral.

Assista, também, ao ensaio do dia 13 de Junho de 2015

Tags:,

0 resposta para “Orquestra de Câmara da UFC”

1. […] Para conhecer mais sobre a Orquestra da UFC, escute a reportagem feita pela Universitária sobre a Orquestra e o Festival Eurochestries, clique aqui. […]