29/06/21

OMS inclui velhice na Classificação Internacional de Doenças

Dos cerca de 210 milhões de brasileiros, 37,7 milhões possuem 60 anos ou mais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Foto: Reprodução/Internet)

É no mínimo polêmica a iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) de incluir a velhice na Classificação Internacional de Doenças. A medida, que vale a partir de 2022, vem provocando forte reação de setores ligados ao envelhecimento, preocupados com o risco de se mascarar problemas de saúde comuns à terceira idade e aumentar o preconceito contra idosos. Há também o receio de que essa mudança venha interferir no tratamento e  definição de problemas de saúde, como destaca o professor de Geriatria da Faculdade de Medicina da UFC e coordenador do programa Novas Dimensões da Universitária FM, Jarbas de Sá Roriz Filho.

Ouça na reportagem de Fátima Leite:

Tags:, ,