13/07/18

O papel das monografias na difusão do conhecimento

A monografia é o trabalho de conclusão de curso mais utilizado pelos estudantes (Foto: Reprodução/Internet)

Ao longo da graduação, muitos estudantes de instituições de ensino superior lidam com inúmeros desafios, que vão desde os trabalhos que compõem as disciplinas obrigatórias até a busca por um estágio e, consequentemente, um lugar no mercado de trabalho. Dentro do período de formação dos discentes, um desses desafios é o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Em cada curso de graduação, o tipo de trabalho responsável pela garantia do diploma é variável, podendo ser algo mais voltado à pesquisa científica ou a produtos mais práticos, como a elaboração de livros e documentários. Entretanto, a produção mais comum na maioria dos cursos é a monografia.

De uma forma didática, a monografia consiste em uma pesquisa científica que busca analisar de maneira aprofundada um assunto ou problema específico dentro da área de atuação de quem está produzindo. Este trabalho tem como função a coleta do maior número de informações sobre um determinado tema, a fim de explorá-lo para que se possa responder academicamente as problemáticas levantadas ao longo da produção.

A relevância da divulgação desses trabalhos

Em muitas situações, é comum que os estudantes, após a apresentação de suas monografias, acabem engavetando os seus trabalhos e, por conseguinte, não dando continuidade às pesquisas desenvolvidas e a uma possível divulgação e publicação do conteúdo, dificultando, muitas vezes, o acesso da comunidade acadêmica e da sociedade ao que foi produzido.

Entretanto, existem algumas iniciativas que buscam dar visibilidade a esses trabalhos, proporcionando o acesso para todos aqueles que procuram determinados conteúdos que foram produzidos nas mais diversas graduações. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, desde agosto de 2017, o Repositório Institucional da instituição, está disponibilizando em seu site as monografias de alunos dos 107 cursos da universidade.

Para Jonatan Soares, diretor da Biblioteca Universitária, essa ação proporciona “uma visibilidade grandiosa ao que a universidade está produzindo”. Segundo ele, a divulgação é importante para a evolução dos trabalhos, pois gera uma troca de conhecimentos com pessoas de dentro e fora do ambiente acadêmico. “Quando colocamos um trabalho x (no Repositório), em pouco tempo, já tem alguém acessando”, relata.

Prova disso encontra-se no Curso de Direito da instituição. Essa área do conhecimento é a que tem a maior quantidade de monografias divulgadas no Repositório Institucional (1.809) e com a maior quantidade de acessos (951) desde janeiro de 2018.

Ranking de visitas por países aos trabalhos de monografia do Curso de Direito da UFC. A divulgação desses trabalhos permite a troca de conhecimentos entre estudantes de vários países (Foto: Reprodução/Internet)

Além do Repositório, alguns cursos da UFC também possuem iniciativas que visam a divulgação de monografias. De acordo com Sidney Guerra professor da Faculdade de Direito no curso, muitos estudantes são incentivados a pensarem o seu TCC como uma produção que possa ser moldada para a publicação. “Depois da monografia ser aprovada, mesmo colocado no nosso repositório, o aluno pode procurar o seu orientador ou outros orientadores para fazer uma divisão dessa pesquisa e sair publicando em revistas ou em periódicos", explica o professor.

Por que a monografia é tão importante?

Mais do que os processos de desenvolvimento de uma monografia, esses trabalhos possuem uma importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo. A produção monográfica também pode ser entendida como um resgate de tudo aquilo que se apreendeu durante a graduação, atuando como o elemento que encerra um ciclo dentro do âmbito universitário.

Para Sidney Guerra, a monografia abrange “tudo o que se vê e tudo o que se experimenta empiricamente durante o processo de ensino na universidade para depois traduzir isso em uma pesquisa direcionando uma aptidão que se vai ter no mercado de trabalho”. Assim, pode-se entender que o TCC não tem apenas a função de concluir uma graduação, mas também atua como um norte daqueles que vão se inserir no mercado de trabalho.

Além dessas perspectivas, o trabalho de conclusão de curso muitas vezes é apontado como o melhor mecanismo para que haja a explanação das ideias e teorias sobre uma determinada temática.

Wedson Mesquita se formou recentemente no Curso de Jornalismo da UFC. A sua monografia intitulada “O gosto na era do algoritmo: um estudo de caso sobre o sistema de recomendações da Netflix”, analisa o trabalho da operação utilizada pela empresa americana de filmes e séries em uma possível causa da homogeneização do gosto pelo seu público.

"Eu sou usuário desse sistema de streaming e sempre fiquei me perguntando qual era o poder de influência deles no meu consumo", destaca o jornalista. Além disso, Wedson comenta que  "a monografia permitiu que conversasse com outros autores que já estudaram sobre o tema e fizesse essa referência no meu trabalho com o trabalho deles”, conta o jornalista.

Wedson Mesquita apresentando o seu TCC sobre a influência da Netflix na produção de gostos pelo público Foto: Lucas DPauola

Wedson Mesquita apresentando o seu TCC sobre a influência da Netflix na produção de gostos pelo público (Foto: Raiane Ribeiro/Arquivo Pessoal)

Vale lembrar também que os trabalhos de conclusão são importantes para outros aspectos dentro do âmbito profissional e acadêmico de seus autores. A seleção para um concurso público ou o desejo de se fazer um mestrado, por exemplo, passam pela elaboração e publicação da monografia para serem alcançados.

Reportagem de Pedro Silva com orientação de Natália Maia

Tags:, , , , , , ,