05/06/23

Makem faz passeio pelas raízes musicais nordestinas

A cantora Makem subiu ao palco com show inédito que dialoga diretamente com as raízes musicais nordestinas (Foto: Guilherme Silva)
Sofia Leite
Especial para a Rádio Universitária FM 107,9

Abrindo a temporada das festas juninas, a cantora Makem apresentou, no último domingo, 04 de junho, o show inédito Makem Canta o Sertão, só com clássicos do forró. O show aconteceu no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e foi pensado para que os cearenses entrassem no clima de São João já logo no começo da época junina.

Makem Canta o Sertão contou com um repertório que foi desde Luiz Gonzaga, com clássicos como “Asa Branca” e “Assum Preto”, até Dorgival Dantas e Falamansa. Foi a primeira vez que a cantora, que tem como berço o rock e o blues, interpretou músicas desse gênero. “No caso desse show, foi interessante porque, enquanto eu estava aprendendo o repertório, vi que já estava com as letras e as melodias na cabeça”, relatou Makem, em entrevista concedida à Rádio Universitária depois da apresentação.

No domingo, subiram ao palco também Felipe Facó, na produção musical e na guitarra, Aléfe Castro, nos teclados, Gustavo Pinheiro, no baixo, e Denilson Lopes, na bateria. Junto com a banda, Makem fez a plateia se levantar das poltronas do teatro e dançar ao som de sucessos do forró, tão representativos da cultura nordestina.

A artista contou que queria, com esse show, acessar as raízes nordestinas e ir diretamente na fonte da musicalidade dessa cultura. “Como nordestinos, a gente sempre tem uma relação com o forró, inevitavelmente”, disse a cantora ao ser questionada sobre a importância, em sua vida, do estilo musical interpretado no espetáculo.

Uma boa notícia a quem não conseguiu prestigiar a apresentação Makem Canta o Sertão: a cantora contou que pretende realizar esse show outras vezes, em outros lugares. E ainda revelou que, em breve, lançará músicas autorais com toques do estilo de Tim Maia e inspirações de Clara Nunes e Gal Costa na parte vocal.

Na ocasião, o público, formado por pessoas de todas as idades, pôde doar absorventes e outros itens de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os materiais foram recolhidos e serão distribuídos pela Comunidade Sangue Nosso.

Tags:, , ,