10/09/21

Inscrições para Festival For Rainbow até 25 de setembro

A décima quinta edição do For Rainbow será realizada de 19 a 25 de novembro, com 30 horas de exibição de filmes em três mostras: Feminino Plural, Educativa e Mostra Competitiva Internacional (Foto: Divulgação)

O For Rainbow completa 15 anos em 2021. O festival de cinema e cultura da diversidade sexual e de gênero consolidou seu espaço no calendário de Fortaleza com grande projeção nacional e internacional. Na última edição, o For Rainbow recebeu quase 1.500 inscrições de filmes de 98 países.

Verônica Guedes, diretora geral do For Rainbow, atribui a força do festival a sua proposta de defesa dos direitos humanos, destacando o fato de ser um festival de cinema construído por LGBTs para LGBTs; além da rede de apoio que se mantém firme para concretizá-lo.

"O For Rainbow não é só um evento, é um festival mesmo de militância que durante o ano todo desenvolve várias ações. E tem muito apoio da cidade [Fortaleza], do Ceará, apoios institucionais, do Governo do Estado, de instituições não governamentais, de artistas. Muito apoio de artistas. Acho que sem o apoio que a gente recebe - de artistas não só do Ceará, mas do Brasil e de diversas partes do mundo -, a gente não conseguiria. E um esforço nosso mesmo, porque praticamente desde o segundo For Rainbow a equipe não muda".

As edições do Festival também refletem o cenário cultural e político de cada tempo, e
se estabelecem como espaço consistente de expressão, diálogo e reinvenção.

"Falando do ano passado, por exemplo, o For Rainbow colocou 35 filmes brasileiros de curta-metragem. Nunca teve tanto filme assim. Até porque a gente costuma passar só uns 10 a 15 curtas por ano, escolhidos numa média de 100 países. Mas no ano passado, o cinema brasileiro estava sendo muito massacrado, né, em função desse momento político e de uma visão completamente equivocada da cultura. E aí a gente achou que era nossa obrigação colocar a produção toda dos dois últimos anos. Esse ano ele volta ao seu formato habitual, que são 6 longas e uma média de 15 a 20 curtas, representando vários países, não só brasileiros".

A décima quinta edição do For Rainbow será realizada de 19 a 25 de novembro, com 30 horas de exibição de filmes em três mostras: Feminino Plural, Educativa e Mostra Competitiva Internacional.

As inscrições de curtas e longas metragens vão até 25 de setembro, pelo site www.filmfreeway.com. Valem produções concluídas a partir de 2019, com duração livre, e que abordem gênero ou identidade em temáticas LGBTQIA+. A divulgação dos selecionados será no dia 15 de outubro.

A programação é inteiramente gratuita e está sendo planejada em formato híbrido, com atividades culturais no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e exibições online. Acompanhe as informações pelo instagram @festivalforrainbow.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,