28/06/21

Governo implementa Casa de Cuidados do Ceará

Com 130 leitos e equipe multidisciplinar, a Casa recebeu os primeiros pacientes no dia 24 de junho (Foto: Divulgação)

O governador Camilo Santana participou na última quinta-feira, dia 24 de junho, da implementação da Casa de Cuidados do Ceará. O equipamento receberá pacientes em processo de recuperação de sequelas provocadas pela Covid-19. A Casa de Cuidados foi instalada no Hotel do Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, e conta com 130 leitos em quartos individuais ou semi-privativos. Em visita à Casa no dia 16 de junho, Camilo Santana destacou o objetivo e a relevância da criação do espaço:

"Nós vamos cuidar das pessoas para serem reabilitadas e, aí sim, poderem ir para as suas casas já 100% recuperadas. Aqui vai poder ter a presença dos seus familiares, receber visita. Vai ter toda uma equipe de fisioterapeutas, de terapia ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, médico, enfermeiro, e toda a estrutura de hotelaria do Hotel."

Segundo a assessora da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Doutora Cláudia Regina, o equipamento foi inspirado em modelos existentes na Europa:

"Nos espelhamos em casas de cuidado do tipo Nursing Home (casa de repouso), que existe na Suíça, na Europa, em que a presença de profissionais responsáveis pela reabilitação é maior do que a própria presença do médico. O médico vai existir, mas com a função de visitar, não com a função de plantonista. Quem vai exercer todas as atividades de reabilitação é a equipe multidisciplinar, associada aos familiares e cuidadores."

O secretário de Saúde do Estado, Doutor Cabeto, afirmou que a implementação da Casa de Cuidados contribui para a atenção humanizada aos pacientes que precisam de um tratamento prolongado, ao mesmo tempo em que possibilita a liberação de leitos hospitalares na rede assistencial.

"Fica muito claro que a necessidade é de o Sistema de Saúde estar cada vez mais perto das pessoas, do Sistema de Saúde acolher nas diversas fases do tratamento. A gente tem falado aqui em UTI, em internações em leitos complexos, mas nós queremos também disponibilizar um local para integrar essas pessoas na sociedade, de uma maneira muito humanizadora, que é o ato de cuidar."

A Secretaria de Saúde do Ceará tem a expectativa de que a Casa de Cuidados possa ser utilizada em breve para a recuperação de pacientes com outras doenças, como derrames e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,