30/05/17

Formação de Cineastas Indígenas

A Formação de Cineastas Indígenas dá continuidade à 1ª e 2ª Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará, realizadas em 2015 e 2016, na etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz. (Foto: Iago Barreto)

Jovens indígenas estão tendo a oportunidade de aprender princípios do audiovisual através do projeto Formação de Cineastas Indígenas - Um Olhar Etnográfico. Organizado pela Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé, a formação está dividida em 4 módulos e contempla quatro etnias cearenses (Jenipapo-Kanindé, Kanindé de Aratuba, Tapeba e Pitaguary).

Segundo a Cacique Irê, da Tribo Jenipapo-Kanindé, a ideia da formação é capacitar os próprios índios para registrar e divulgar a cultura e a memória do seu povo.A iniciativa também é uma oportunidade de garantir o intercâmbio cultural entre as etnias.

Além de oficinas de fotografia, vídeo e produção audiovisual, o projeto proporciona ainda rodas de coversa, vivências na mata, rituais indígenas e uma mostra de filmes etnográficos. Para a Cacique Irê, essa formação impacta inclusive no desempenho escolar desses jovens. "Eu sou gestora de uma escola indígena e percebo que os jovens apresentam um outro olhar, uma outra perspectiva. Eles levam para a escola toda a vivência em outras etnias e repassam também para os professores", complementa.

São aproximadamente 15 alunos por Formação.

O quarto e último módulo da Formação de Cineastas Indígenas vai ser realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho, na aldeia Pitaguary.

Em entrevista concedida para a jornalista Carolina Areal, do programa Revista da Educação, a Cacique Irê comenta ainda sobre a atual situação da educação indígena no nosso estado e a força da mulher indígena nas aldeias e na sociedade.

Ouça a entrevista* completa:

*Entrevista concedida para o programa Revista da Educação, veiculado nos dias 27 e 28 de maio, na Rádio Universitária FM.