27/04/23

Evento reuniu Leila Pinheiro e Camerata da UFC

Leila Pinheiro participou da quinta edição do Encontro Mestre e Aprendiz - no Palco e na Vida, com direção artística do Maestro Ênio Nunes (Fiti: Reprodução/Instagram)

Ouça "5º Encontro Mestre e Aprendiz - no Palco e na Vida reúne Leila Pinheiro e Camerata da UFC" no Spreaker.

A artista Leila Pinheiro falou sobre sua trajetória musical para alunos da Universidade Federal do Ceará na tarde desta terça-feira (25) no Museu de Arte da Universidade. A atividade integra a 5ª edição do Encontro Mestre e Aprendiz - no Palco e na Vida, com direção artística do Maestro Ênio Nunes. A intérprete, compositora e pianista interpretou Verde, composição de Costa Netto e Eduardo Gudin, e ainda Discussão, de Tom Jobim. Ela ainda celebrou a experiência que está vivenciando na Tapera das Artes, escola de música voltada para crianças e adolescentes de baixa renda em Aquiraz. O bate papo foi com a professora Liu Man Ying, do curso de Música da UFC:

"É a primeira vez que eu participo dessa vivência artística nesses quarenta e dois anos de carreira. Muito obrigada e muito feliz que seja no Ceará. Eu sou paraense, nasci em Belém do Pará, em 1960,  em uma família muito musical. Meu pai tocava gaita de boca e, aos dez anos, eu dizia 'eu quero aprender piano'. Eu até trouxe uma foto que quero mostrar pras crianças na Tapera, na minha primeira audição em piano com dez anos, pra ver como é importante começar cedo".

Antes da conversa, a Camerata de Cordas da UFC, sob a regência da professora Liu, foi de Alberto Nepomuceno a Belchior. Duas estudantes do curso, Lia Lemos e Beatriz Bandeira, cantaram acompanhando a orquestra e ainda tiveram a oportunidade de cantar “Mucuripe” ao lado de Leila Pinheiro. A estrela da MPB fez reverência ao seu padrinho musical, um dos fundadores da Bossa Nova:

"É, eu entrei na Poligram pelas mãos de Roberto Menescal, esse pai da nossa amada Bossa Nova, que faz 64 anos esse ano, que eu e ele sairemos em turno por esse país, se Deus quiser celebrando esses 64 anos. E ele me levou para a Poligram e disse 'eu não tenho nada para lhe dar a não ser a minha palavra'. E é um dos meus melhores amigos nesses 62 anos de vida".

Ainda participou do encontro o Vitrola Nova, coral cênico sob regência de Carlos do Valle. Nesta quinta-feira (27), Leila Pinheiro se apresenta a partir das 19h na Tapera das Artes com o show “A Voz na música instrumental brasileira, no gesto artístico de Leila Pinheiro”. A entrada é gratuita, sujeita a disponibilidade do espaço. Mas é preciso confirmar presença por meio da plataforma SYMPLA.

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Tags:, ,