18/03/21

Avaliação Institucional 2020.2 está aberta até 30/03

Dúvidas sobre a Avaliação Institucional podem ser enviadas para o e-mail cpainstitucional@ufc.br (Foto: Viktor Braga/UFC)

O acesso aos questionários da Avaliação Institucional 2020.2 está aberto até o dia 30 de março. Participam da avaliação estudantes e professores de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará. O professor Lassance Castro, presidente da CPA, Comissão Permanente de Avaliação, fala sobre as informações a serem consideradas nos questionários:

"O questionário para docentes e discentes nesse segundo semestre de 2020, ele aborda outras informações inerentes à infraestrutura dos laboratórios usados nos cursos e também a biblioteca, além de sala de aula, como os alunos e os professores veem as coordenadorias de cursos e as secretarias. Então, tudo isso, é uma parte da avaliação que a gente pode dizer que no segundo semestre é o destaque: coordenação de curso e estrutura física, além da avaliação das disciplinas."

Para responder à avaliação, é necessário entrar no Sigaa, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. O presidente destaca a possibilidade de comparação entre o resultado desta avaliação com o do semestre 2020.1 a respeito da infraestrutura das aulas remotas. O professor Lassance Castro explica que é importante participar, pois, segundo ele, dessa maneira a comunidade acadêmica poderá verificar como a Universidade trata os resultados da Avaliação.

"Ela é uma ferramenta que se o gestor, tanto o coordenador de curso, como o chefe de departamento, como o diretor de unidade acadêmica, souberem usar vão tem ganhos magníficos e significativos, porque ela detecta tanto potencialidades quanto fragilidades. E a gente tem que fazer isso não só para a avaliação institucional, nós temos que fazer isso para as avaliações de curso que o MEC faz dentro da instituição. Neste ano, a  Prograd institucionalizou o Plano de Melhoria das Coordenações de Curso, então, todo coordenador de curso tem que produzir essa peça anualmente e enviar para a Prograd e para a CPA, depois a Prograd envia para a CPA, e a CPA publica no site dela esse plano de melhorias."

Para facilitar, o site da Comissão Permanente de Avaliação oferece tutoriais e manuais para acesso e preenchimento das informações. Dúvidas sobre a Avaliação Institucional podem ser enviadas para o e-mail cpainstitucional@ufc.br.

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , ,