11/04/19

Curso da UFC participa da Ceará Design Week

A 1ª edição da Ceará Design Week permanece no Museu da Indústria até junho de 2019 (Foto: Viktor Braga/UFC)

O curso de Design da UFC participa, desde o fim de março, da exposição Ceará Design Week, realizada no Museu da Indústria, em Fortaleza. O evento é destinado às universidades, aos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e à comunidade em geral.

Com o objetivo de refletir sobre a natureza dos processos criativos da indústria cearense, a iniciativa aborda assuntos como o design de produtos, de moda, design gráfico e inventivo. O curso de Design da UFC faz uma retrospectiva dos sete anos de sua existência, com uma coletânea de produtos desenvolvidos nesse período.

Camila Barros, vice-coordenadora do curso e curadora da exposição, acredita que eventos como esse garantem uma valorização do design em Fortaleza:

Esse espírito de engajamento alcança também nosso corpo docente, o que promove uma cultura de comprometimento técnico e afetivo já evidente no nosso curso desde o seu nascimento em 2012. Uma segunda perspectiva é no olhar externo de promoção e valorização do design na cena local. Esse evento por se tratar de uma ação da FIEC é ainda mais oportuno, por nós percebermos a necessidade de aproximação com possíveis contratantes. Acredito que o mercado cearense tem diversas demandas latentes, onde a atuação do design se faz imprescindível”.

Para os alunos do curso, a exposição é uma oportunidade de exibir suas produções fora do espaço acadêmico e dar visibilidade ao curso, que é um dos mais novos da UFC. Além disso, a participação do curso na Ceará Design Week proporciona o diálogo entre universidade, mercado e comunidade. É o que conta a aluna Sabrina Mariano, do sétimo semestre, que possui três trabalhos apresentados na exposição:

“Como estudante, é muito bom a gente ver que o design, a profissão, está sendo comentado dentro da cidade. Como o curso ainda é muito novo, as pessoas ainda não conhecem, não sabem o que a gente faz. Então, ter esse momento no Museu da Indústria, ter essa conversa entre o meio dos estudantes, do mercado, das empresas que trabalham com isso, que produzem isso… A gente tem toda essa conversa dentro da Universidade também, porque isso gera uma visibilidade para a comunidade que não sabe, ou não entende, ou ainda não conhece. É uma forma deles conhecerem e entenderem o que a gente faz e eu vejo isso como bom, como muito positivo”.

Sabrina Mariana apresenta seu trabalho ao Reitor da UFC, Henry Campos

A estudante Sabrina Mariana apresenta seu trabalho ao Reitor da UFC, Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)

O Museu da Indústria, localizado no Centro de Fortaleza, é um equipamento cultural que promove exposições destacando a relação entre a indústria e a vida cotidiana. A coordenadora do núcleo educativo do museu, Patrícia Xavier, acredita que essa parceria entre o museu e a universidade é uma rica oportunidade para reflexão sobre o papel do design na sociedade:

“Foi feita uma reflexão a respeito da função e forma dos produtos, e como que é a atuação desses designers aqui no Ceará. Então foi uma oportunidade tanto da comunidade de designers de estar aqui conosco, quanto dos estudantes que têm interesse nesse assunto, quanto da comunidade em geral. A presença da universidade é extremamente profícua pro museu e esses diálogos são necessários e interessantes, porque a gente abre o espaço do museu para que o pensamento acadêmico possa chegar até as pessoas. Cada vez mais nos interessa essa parceria entre a universidade e o Museu da Indústria”.

Desde 2018, o curso vem realizando trabalhos que destacam a importância da profissão de designer e seus processos criativos. A professora Camila Barros destaca ainda os resultados dessas produções:

“Desde o ano passado, temos promovido diversas ações de extensão que culminam em eventos. Destaco o 'Design por Mulheres' e a 'Semana de Integração', com diversas falas e workshops que estreitam a nossa relação com o mercado. E também essa última exposição. Esse sempre foi um desejo do nosso corpo docente, promover e valorizar o design. Seja com a nossa produção interna e seja também pela divulgação de trabalhos de designers já conceituados. Acreditamos que essas ações promovem, além da valorização do design, um sentimento de orgulho e pertencimento que fortifica a relação entre os nossos pares, profissionais e incentiva a produção com ainda mais qualidade por partes dos alunos. Pessoalmente, eu posso dizer que nos dá o desejo de ir mais além, de fazer ainda mais”.

A exposição Ceará Design Week é gratuita e permanecerá aberta ao público até junho deste ano, integrando comunidade local, universidade, empresas, associação de designers e espaços culturais.

Exposição Ceará Design Week
Até junho de 2019
De terça a sábado, das 9h às 17h (com acesso até às 16h30); aos domingos, das 9h às 13h (com acesso até às 12h30)
Museu da Indústria