29/03/21

Conheça o projeto Time Enactus da UFC

O Enactus UFC se soma a outros times, presentes em universidades de de 37 países (Foto: Divulgação)

Desenvolver ações reais e de impacto social nas comunidades. O Time Enactus, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, vem atuando nesse sentido de forma ativa desde 2018. No momento, o projeto Crânio Verde é um dos destaques do grupo, formado ao todo por 40 voluntários. As atividades têm como carro-chefe o coco verde, fruto popular no litoral cearense, e se divide em duas frentes. Uma é direcionada à capacitação de vendedores ambulantes de coco verde e outra à construção de fossas ecológicas.

Um protótipo das ecofossas já foi construído na comunidade Curimatã que fica na zona rural de Pacajus. A iniciativa beneficia uma família de 5 pessoas. Além do impacto social, o projeto também foca na questão ambiental, de acordo com Sophia Câmara. Para construir uma fossa ecológica, são utilizados 500kg de casca do coco verde, que provavelmente seriam jogados no aterro sanitário de modo incorreto. Além disso, o processo de filtragem impede que os dejetos se infiltrem nos solos e na água.

Ouça a reportagem de Síria Mapurunga:

Tags:, , ,