04/12/23

Conheça o Programa de Apoio ao Intercambista da UFC

(Foto: Divulgação/UFC)

Ouça "Conheça o Programa de Apoio ao Intercambista da UFC" no Spreaker.

Bolsistas do PAI, Programa de Apoio ao Intercambista da Pró-Reitoria de Assuntos Interinstitucionais da UFC, agora passam a orientar estudantes da Universidade que queiram fazer um intercâmbio no exterior.

Os bolsistas do PAI já prestavam auxílio aos estudantes estrangeiros que vêm ao Brasil para estudar na UFC, e estão ampliando suas atividades. Laís Gomes, bolsista do programa, é quem dá mais detalhes sobre a novidade.

"Agora que nós do PAI estamos construindo essa relação com os nossos estudantes que vão ou desejam fazer uma parte dos estudos no exterior, nós conseguimos nos aproximar muito mais de uma das metas do PAI que é promover a internacionalização da UFC da melhor maneira possível. É ajudando os nossos alunos a conseguir esse espaço nas universidades do exterior que nós contribuímos com a jornada individual do próprio aluno e também com o desenvolvimento geral da nossa universidade, que agora se concentra não só em receber bem os estrangeiros mas também em preparar bem os nossos pro processo de candidatura a intercâmbio. Então, é também não só fortalecer o programa mas completar em si o sentido dele que é oferecer apoio a todo e qualquer intercambista da UFC."

O PAI auxilia os estudantes intercambistas através de um processo de apadrinhamento, para ajudá-los tanto nas questões burocráticas como também na área interpessoal, apresentando a cidade e a Universidade.

A bolsista Laís Gomes fala mais sobre esse trabalho.

"Depois da Prointer, os padrinhos e as madrinhas são os primeiros a recepcionar os estudantes estrangeiros que vem à UFC. Antes mesmo desses intercambistas chegarem, os padrinhos e as madrinhas já entram em contato com eles para se por à disposição em caso de dúvidas que envolvam regularização dos documentos necessários pra migração, como visto estudante, CPF, registro nacional migratório, também a documentação de matrícula na UFC, entre várias outras questões que estão ligadas à história deles do Brasil, como moradia, acesso ao transporte público, ao RU  e por aí vai. É um trabalho feito em dupla e todos esses procedimentos são explicados pros bolsistas numa reunião introdutória que acontece toda vez que não os voluntários são selecionados e claro nós que somos bolsistas sempre estamos a disposição pra esconder qualquer dúvida que os padrinhos possam vir a ter. Os padrinhos e as madrinhas eles são orientados a focar nessa parte mais burocrática que costuma ser a mais complicada de resolver. Mas a intenção também é que ele seja um rosto conhecido pelos intercambistas procuram quando chegam na UFC. Muitos dos nossos padrinhos e madrinhas levam os intercambistas pra conhecer a universidade, a cidade de uma forma geral."

Quem tiver interesse em ser acompanhado pelo Programa de Apoio ao Intercambista da UFC, pode entrar em contato através do email ufc.pai@prointer.ufc.br.

Reportagem de Fabrício Girão

Tags:,