28/05/21

Conheça o Bússola Cultural do CCBJ

O projeto Bússola Cultural está aberto para toda a classe artística de Fortaleza (Foto: Reprodução/Internet)

Inscrição de projetos para concorrer a editais pode ser uma missão complicada,
especialmente para quem nunca passou pela experiência. Foi pensando nisso que o
CCBJ - Centro Cultural Bom Jardim criou um serviço gratuito para revisão, análise e
desenvolvimento de projetos culturais: o Bússola Cultural.

No ciclo de atendimentos de 2020, o Bússola Cultural auxiliou diversos artistas durante
o período de inscrições de projetos para a Lei Aldir Blanc - legislação emergencial
aprovada para atender à classe artística diante dos impactos da pandemia da Covid-
19. Artistas e grupos culturais também foram beneficiados em outros projetos de financiamento e apoio com a ajuda do Bússola Cultural. É o caso do escritor e
educador social Marcos Sá, idealizador do projeto de incentivo à leitura Periferia Que
Lê.

Marcos compartilha que a falta de orientação e acompanhamento é justamente a
principal dificuldade que artistas iniciantes encontram ao enveredar pelos editais. Por
isso, entende que o Bússola Cultural cumpre um papel muito importante, e fala por
experiência própria:

"Como foi o primeiro edital que o Periferia Que Lê participou, eu posso afirmar que o Bússola auxiliou em praticamente tudo, em todas as ações, as ideias, cronogramas, prazos. E com certeza é um serviço que deve continuar, e os artistas agradecem."

Quem está à frente do projeto é Monique Souza, Assessora Técnica de Projetos
Culturais do CCBJ. Para ela, os resultados têm demonstrado a relevância do Bússola
Cultural, que abriu o ciclo de atendimentos 2021 agora em maio:

"É muito bom acompanhar o êxito de artistas que já foram atendidos pelo Bússola Cultural, seja na aprovação de editais ou até mesmo ganhando destaque nas redes sociais e nas matérias em mídias alternativas e tradicionais. O público-alvo atendido nessa assessoria é prioritariamente artistas do território do Grande Bom Jardim, buscando sempre fortalecer os laços e ampliar os horizontes da comunidade."

Monique ressalta que o Bússola Cultural está aberto para toda a classe artística de
Fortaleza. E que qualquer artista ou grupo cultural do país também pode entrar em
contato, uma vez que o serviço passou a ser online por conta da pandemia. Para solicitar atendimento é só entrar em contato através do email bussolacultural.ccbj@gmail.com ou acessar o link do formulário disponível nas redes do CCBJ e no site centroculturalbomjardim.org.br.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , , ,