24/01/24

Confira os indicados ao Oscar 2024

Oppenheimer lidera com 13 indicações (Foto: oppenheimer/ divulgação)

Ouça "Confira os indicados ao Oscar 2024" no Spreaker.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta semana os indicados à 96ª edição do Oscar, a principal premiação do cinema norteamericano.

O filme mais indicado deste ano é Oppenheimer, drama biográfico dirigido por Christopher Nolan. A história acompanha J. Robert Oppenheimer, o cientista responsável pela criação da bomba atômica utilizada durante a Segunda Guerra Mundial.

Pela atuação como o cientista, Cillian Murphy foi indicado ao Oscar de Melhor Ator. Emily Blunt, que interpreta a esposa de Oppenheimer, Katherine, foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante. A interpretação de Robert Downey Jr como Lewis Strauss também lhe rendeu uma indicação em Melhor Ator Coadjuvante.

O segundo filme mais indicado ao Oscar neste ano é Pobres Criaturas, que recebeu 11 indicações e chega aos cinemas em primeiro de fevereiro. Na trama, uma mulher é trazida de volta à vida e quer conhecer mais de si e do mundo a sua volta. Pelo papel, Emma Stone foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Assassinos da Lua das Flores, filme que reconta a história real de como membros da nação indígena Osage foram sistematicamente assassinados após petróleo ser encontrado em suas terras, recebeu 10 indicações. Martin Scorsese foi indicado a Melhor Direção pelo longa e Lily Gladstone, que interpreta Molly Buckhart, se tornou a primeira mulher de origem indígena a ser indicada a Melhor Atriz.

Maior sucesso de bilheteria em 2023, Barbie recebeu 8 indicações, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para America Ferrera e Melhor Ator Coadjuvante para Ryan Gosling, o Ken.

Além de todos esses filmes citados, completam a lista de indicados a Melhor Filme: Vidas Passadas, Anatomia de uma Queda, American Fiction, Os Rejeitados, Zona de Interesse e Maestro.

Na categoria de Melhor Filme Internacional, os indicados foram Sociedade da Neve, da Espanha, The Teachers Lounge, da Alemanha, Io Capitano, da Itália, Dias Perfeitos, do Japão, e Zona de Interesse, da Inglaterra.

O Brasil ficou de fora mais uma vez, após o filme Retratos Fantasmas, escolhido pela Academia Brasileira para representar o país, não se classificar para a lista de finalistas.

Fabrício Girão para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,