09/08/21

Confiança no poder público e adesão ao isolamento social

Mais informações sobre a pesquisa est]ao disponíveis no agencia.ufc.br (Foto: Reprodução/Internet)

O isolamento social é considerado, pela ciência, como uma das medidas mais eficientes para diminuir a transmissão do novo coronavírus e, assim, evitar os casos de covid-19. Mas a população precisa confiar no governo, para adotar o isolamento social. Essa é uma das principais conclusões de um estudo que avaliou como a confiança no governo estadual do Ceará afeta a adesão às medidas de segurança durante a pandemia de covid-19.

A pesquisa é destaque na Agência UFC e foi desenvolvida por especialistas da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Foram entrevistadas 1.154 pessoas sobre as condições financeiras e de saúde, o comportamento durante a pandemia e o modo como avaliam as ações do governo estadual em relação ao novo coronavírus. Quanto mais os cidadãos confiam nas ações do governo, maior é a adoção da população ao isolamento social e à colaboração no combate ao vírus.

As mulheres, os habitantes da Capital e as pessoas com maior nível de educação formal foram as que mais aderiram ao isolamento social no Ceará, de acordo com a pesquisa.
Participaram do estudo os professores: Clayton Silva e Laís Castro, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Cíntia Vanessa Aquino, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Vale do Acaraú; Eveline Pinheiro, do Departamento de Enfermagem da UFC; e Cláudia Buhamara, do Departamento de Enfermagem da UFC.

O estudo completo pode ser acessado no site da Agência UFC.

Com informações da Agência UFC, Ana Mary C. Cavalcante, para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*