04/12/23

Ceará Natal de Luz distribui mudas e arrecada alimentos

Ceará Natal de Luz realiza distribuição de mudas nativas e também recebe doações de alimentos para a campanha Ceará sem Fome (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)

Ouça "Ceará Natal de Luz realiza distribuição de mudas nativas e também recebe doações de alimentos para a campanha Ceará sem Fome" no Spreaker.

Um Natal se faz com árvores e alimentos. Uma maneira de presentear a cidade e as pessoas e que já se torna uma tradição local, o projeto Ceará Natal de Luz troca garrafas PET por mudas nativas e, este ano, também se junta à campanha Ceará sem Fome.

A parceria entre o Instituto CDL e o Governo do Estado deve render frutos por todos os lados. Só a campanha pelo verde vai distribuir cem mil mudas de espécies como acerola, ata e ipê, entre muitas outras, detalha o presidente do Instituto CDL, Valdemir Souza:

"Escolhemos mudas tropicais, frutíferas, ornamentais ou medicinais que se adaptam muito bem na região do Nordeste. Espécies que correm ser cultivados ao longo de todo o ano. Para que elas cresçam de forma saudável é importante regar, adubar e mantê-las em um ambiente fresco, ou seja, nem o último sol, nem muita sombra."

A campanha foi iniciada em 2007. O presidente do Instituto CDL faz um balanço da ação.

"A meta era plantar um milhão de árvores até 2017. Entretanto, a marca foi alcançada três anos antes já em 2014. Em 2008, no ano seguinte ao lançamento da campanha, o Ceará Natal de Luz entrou para o Guinness Book ao plantar 65 mil mudas em 23 minutos e 30 segundos. E em 2022 atingimos a meta de dois milhões de mudas."

Novas parcerias ampliaram as ações de sustentabilidade.

"As garrafas PET arrecadadas, por exemplo, geram bônus de energia para ajudar manutenção da Associação Nossa Casa Mãe Afro localizada lá no bairro Granja Lisboa. Também estruturamos o plantio de mudas para atender a grandes demandas de todos os anos. Já há nove anos elas são cultivadas durante todo o ano."

Além da distribuição de mudas nativas, esta edição do projeto Ceará Natal de Luz também junta a fome com a solidariedade. Até o próximo dia vinte e três de dezembro, o veículo da ação Ceará sem Fome, promovida pelo Governo do Estado, permanece na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A população pode doar alimentos não perecíveis.

Também haverá pontos de arrecadação na Praça Portugal e nos locais de partida e chegada do coral itinerante, além da sede da CDL – na rua Vinte e Cinco de Março, número 882, no Centro. Já as mudas de árvores são trocadas por uma garrafa PET de dois litros ou por três garrafas PET de 500 ml. O posto de troca fica na Praça do Ferreira.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,