29/01/24

Carnaval: Grupo de samba Terreiro Tradição lança primeiro single

No 12 de fevereiro, o grupo de samba promove a Terreirada de Carnaval, a partir das 10h, na rua Senador Catunda (Foto: Roney Rocha)

Ouça "Carnaval: Grupo de samba Terreiro Tradição lança primeiro single" no Spreaker.

Uma música que ilumina a influência das religiões afro-brasileiras na feitura dos sambas. “Do meu santo”, primeiro single do grupo Terreiro Tradição, ao mesmo tempo em que saúda o universo da fé, celebra as referências do candomblé e da umbanda para a cultura popular brasileira.

A composição mistura a letra criada pelo advogado e músico Felipe Araújo, coordenador do grupo de samba Terreiro Tradição, com a melodia elaborada por Gugu do Cavaco.
Felipe Araújo revela sobre a composição:

"É uma espécie de celebração ao universo das religiões afro-brasileiras, que é um universo tão importante para a constituição do samba e para a própria cultura brasileira de uma forma geral."

A faixa tem produção do músico Pantico Rocha que, com mais de 40 anos de carreira, já assinou trabalhos ao lado de Lenine e Maria Bethânia. O single reúne ainda diversos artistas em uma grande terreirada, mostra Felipe Araújo:

"Também contamos com a participação do Juruviara e da Ingrid Salles no backing vocal, o Samuel Rocha fazendo o violão de sete cordas pra gente, o Anderson Ramos fazendo cavaquinho, enfim, são figuras importantes para a música popular aqui na cidade e que a gente acabou conseguindo reunir nesse  trabalho. Nas percussões, a gente teve o Thiago Silva e a Flávia Soledade que fazem parte do Terreiro Tradição, o Sandro da Cuíca, que também faz parte do nosso grupo."

O grupo de samba Terreiro Tradição foi formado no final de 2021, completa o coordenador:

"E a nossa proposta é fazer essa ligação, essa articulação entre os grandes clássicos do samba e as referências da religiosidade afro-brasileira. São referências muito importantes pro imaginário do samba, pra estética do samba. Então, a gente tenta amarrar um pouco essas duas pontas celebrando esse esse cânone do samba, mas ao mesmo tempo esses elementos rítmicos e estéticos das religiões afro-brasileiras, dos terreiros afro-brasileiros. Daí o nome Terreiro Tradição."

O single “Do meu santo” está disponível nas principais plataformas de música. Já no próximo dia 12 de fevereiro, o grupo de samba promove a Terreirada de Carnaval, a partir das dez horas da manhã, na rua Senador Catunda, quase esquina com a avenida Carapinima, no Benfica.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*