28/08/19

Batman: 80 anos como ícone da cultura pop

Batman é a identidade secreta de Bruce Wayne. Diferentemente de outros heróis como Super-Homem e Mulher-Maravilha, o Batman não tem superpoderes (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 30 de março de 1939, um personagem de aspecto sombrio e com trajes inspirados em um morcego aparecia pela primeira vez nas histórias em quadrinhos. A edição 27 da revista Detective Comics apresentava ao mundo o Batman, que é apontado como o segundo maior super-herói de todos os tempos, de acordo com uma pesquisa realizada pela IGN em 2011.

O homem-morcego, que também pode ser chamado de Cavaleiro das Trevas ou O Cruzado de Capa, foi criado por Bill Finger e Bob Kane. E, ao longo de 80 anos de existência, continua atraindo atenção a cada lançamento de uma nova saga, seja nos quadrinhos ou no cinema. Diego Moreau é autor do livro Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas. Ele fala sobre a importância do Batman para o crescimento da cultura nerd:

"O impacto dele é impressionante, de várias maneiras que a gente pode analisar. Por exemplo, essa capacidade de tornar o personagem crível dentro de um universo de super-heróis que fez o personagem durar 80 anos, que faz tanta gente se identificar com ele. E isso está no ar e continua fazendo sucesso. É provavelmente um dos dois ou três personagens que são conhecidos no mundo inteiro. Então ele influencia o cinema, influencia os quadrinhos, influencia games. Várias vezes, os jogos do Batman da série do Arkham ganharam como melhor game do ano. A força do personagem é tão imensa que ela ajuda a construir a cultura pop como a gente conhece. Tanto é que quando os quadrinhos perdem força no pós-Segunda Guerra Mundial, os únicos heróis que sobram é o Batman, a Mulher-Maravilha e o Superman. Então eu acho que ele é um personagem que ajuda a moldar a nossa cultura pop".

Com o passar das décadas, o Cavaleiro das Trevas passou por algumas transformações causadas por aspectos comerciais e até mesmo sociais. O super-herói, que se vingava dos vilões psicopatas de Gotham City durante a noite, passa a estar presente em uma realidade muito diferente, exemplificada por uma série cômica do personagem que foi ao ar na década de 1960.

Apesar das críticas, a série cômica do Batman foi um sucesso. Em sua estreia, foi vista por 49,5% dos americanos, de acordo com a emissora americana ABC (Foto: Reprodução/YouTube)

Apesar das críticas, a série cômica do Batman foi um sucesso. Em sua estreia, foi vista por 49,5% dos americanos, de acordo com a emissora americana ABC (Foto: Reprodução/YouTube)

Além disso, com os jovens sendo um dos maiores públicos de suas histórias, os roteiristas viram a necessidade de inserir contextos mais próximos a essa audiência. Dessa forma, surge o personagem Robin, considerado o primeiro parceiro mirim de um super-herói nos quadrinhos. Diego Moreau comenta sobre as mudanças que o Batman enfrentou ao longo do tempo:

"Ao mesmo tempo em que o Batman vai mudando ao longo desses 80 anos, a essência dele segue a mesma essência que foi criada lá em 1939 pelo Bill Finger. Mas, claro, ao longo do tempo ele vai sofrendo algumas mudanças de acordo com o período. Por exemplo, nas histórias iniciais, o Batman tem histórias bem violentas até para a época, de serial killer etc. Só que o que acontece? Quando tem a Segunda Guerra Mundial, a mídia quadrinho fica muito entrelaçada com o período. Então os heróis acabam enfrentando os nazistas etc. E aí quando termina a guerra, eles acabam deixando de fazer sucesso. Depois chega o Macartismo, com um discurso todo reacionário nos Estados Unidos, que acaba influenciando os quadrinhos e gerando censura para os quadrinhos. Então o Batman acaba ficando mais ameno, mais bobinho. Ele começa a lutar com robôs. Depois, lá na virada dos anos 1960, chega uma dupla de criadores que começam a resgatar esse Batman mais detetive. Demora um pouco para pegar, pois tem um seriado de TV que é engraçadinho. Mas depois acaba pegando e ele volta a ser esse detetive mais sério. E a gente tem muitos anos do Batman cada vez mais violento, mais soturno".

Com o sucesso, o Batman ultrapassou as barreiras das histórias em quadrinhos. As sagas d'O Cruzado de Capa invadiram diferentes áreas do entretenimento e hoje estão disponíveis em filmes, seriados, jogos eletrônicos e produtos como brinquedos e roupas. Mas qual o segredo para a popularidade do Cavaleiro das Trevas? O quadrinista Daniel Brandão explica o que torna o Batman diferente dos outros super-heróis:

"Eu acho que o que torna o Batman popular, em relação aos outros personagens, é a relação humana. O fato dele não ter superpoderes, dele se utilizar da inteligência, da força do corpo, da obstinação. Isso eu acho que é um atrativo, assim como a questão do drama pessoal, a perda da família e uma busca por uma justiça para que aquilo não se repita mais. Acho que outro atrativo também, vale dizer, são os personagens coadjuvantes e os vilões, porque um herói sem grandes vilões não é muita coisa. E o Batman, talvez, tenha o panteão de vilões mais interessante de todos, assim como os personagens coadjuvantes. O universo do Batman é muito vasto".

Juaci Filho em ação como cosplay do Batman (Foto: Arquivo Pessoal)

Juaci Filho em ação como cosplay do Batman (Foto: Arquivo Pessoal)

Outra extensão desse sucesso é o impacto que o personagem causa na trajetória pessoal de muitos fãs. Juaci Filho acompanha o Batman desde os quatro anos de idade e transformou a sua admiração pelas sagas d'O Cruzado de Capa em uma forma de ganhar a vida. Ele comenta sobre como a sua relação com o super-herói o influenciou a trabalhar como cosplay do homem-morcego:

"Desde sempre sou fã do Batman. Desde criança sempre tive essa paixão por fantasia. Eu queria me vestir com máscaras. Aí o tempo foi passando, eu conheci o que era cosplay e me apaixonei. Só que na época que eu comecei, não tinha condições financeiras para fazer o Batman de cara. Eu fui fazendo os mais simples e, na primeira oportunidade que deu, eu fui lá e fiz o Batman, e realizei o meu sonho. Eu juntei o hobby e acrescentei com uma rendinha extra que começou a dar. É muito gratificante trabalhar com o Batman e trazer alegria às crianças e aos adultos também".

Em 2014, a DC Comics oficializou o dia 21 de setembro como o Dia do Batman. A data foi instituída em comemoração aos 75 anos do personagem na época.

Reportagem de Pedro Silva com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira

Tags:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

*