02/07/20

Banco de Leite da MEAC segue recebendo doações

A Maternidade Escola Assis Chateaubriand, a MEAC, é um equipamento vinculado à Universidade Federal do Ceará (Foto: Ebserh)

O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, equipamento vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), é um serviço que necessita de um trabalho contínuo, mas que sofreu algumas alterações em sua rotina devido ao período de isolamento social.

Os Bancos de Leite Humano, ou BLH, são uma iniciativa pública, geralmente ligados a maternidades e hospitais infantis. Eles têm a função de coletar, controlar a qualidade e distribuir o leite materno pasteurizado. Rosy Denyse, enfermeira obstetra do Banco de Leite da MEAC, explica algumas outras funções de um Banco de Leite. “Eles também têm como objetivo ajudar as mães, então se elas estiverem apresentando dificuldade na amamentação, ou o bebê não está conseguindo mamar, ou a mãe tá com a mama muito cheia e não consegue esvaziar, ou a mama está ferida. E também recebem doação de leite humano para direcionar pros bebês, muitos prematuros da unidade neonatal”.

Rosy acrescenta ainda que, mesmo com a pandemia, o Banco de Leite da MEAC segue funcionando normalmente. “Com relação a pandemia, observamos que os nossos atendimentos com as mães externas, aquelas que nos procuram para ajuda no aleitamento, diminuiu um pouco. Mas o que a gente pode dizer é que estamos funcionando normalmente, de segunda a sexta-feira de 7h às 19h”.

Para tranquilizar as mães que precisam frequentar o BLH, Rosy reforça que os procedimentos estão sendo tomados com muita cautela devido a pandemia. Como a entrada do Banco de Leite é no cruzamento das ruas Papi Júnior com Costa Mendes, as mães não precisam  atravessar todo o hospital. Ainda na triagem, são feitas perguntas que indiquem ou não a manifestação do vírus e os profissionais estão sempre utilizando os equipamentos de proteção.

De acordo com a Agência Saúde, o Brasil possui a maior e mais complexa rede de Bancos de Leite Humano do mundo. Mas ainda assim, o número de doações não supre a necessidade de todos os bebês que necessitam do aleitamento materno.

Segundo a enfermeira Rosy Denyse, a doação para o Banco de Leite da MEAC pode ser agendada por telefone. “Basta a mãe que quer doar ligar pra lá, ela vai receber todas as informações e vai ser agendado o dia em que o motorista vai passar na casa dela. Quando ele passa, deixa o gorro, as máscaras, e os vidros estéreis, então ela não precisa se preocupar em ir ao hospital”, esclarece.

Se você é mãe e não pode doar, mas quer ajudar o Banco de Leite de alguma forma, a MEAC também recebe doações de vidro para armazenamento do leite materno. Maiores dúvidas podem ser retiradas pelo telefone 3366-8509.

Reportagem de Mariana Bueno com orientação de Fabrício Girão e Carolina Areal

Tags:, , , , , ,