25/01/24

Artesãs da comunidade Graviola lançam a coleção de moda “Mulheres do Mar”

A coleção de moda “Mulheres do Mar” é resultado da terceira edição do projeto “Artesanato em Rede" (Foto: Divulgação)

Ouça "Artesãs da comunidade Graviola, na Praia de Iracema, lançam a coleção de moda “Mulheres do Mar”" no Spreaker.

Memórias e afetos se transformam em agulhas e linhas pelas mãos de quinze mulheres artesãs da comunidade Graviola, no entorno da Praia de Iracema, que formam a Rede Graviola. Elas lançaram a coleção de moda “Mulheres do Mar”, resultado da terceira edição do projeto “Artesanato em Rede”.

Vivi Façanha, coordenadora do projeto, fala sobre o objetivo da ação:

"Mostrar a relação de memória e afeto de mulheres que moram na Praia de Iracema, artesãs... Mostrar essa força delas, essa resistência que elas têm pra viver dentro desse bairro tão plural, tão efervescente, mas também que traz consigo uma grande contradição social, econômica e cultural. Então, nesse projeto a gente traz esse tema mulheres do mar, mostrando também a força, a potência criativa dessas mulheres e essa relação que elas têm com a Praia de Iracema, trazendo também um pouco da ancestralidade."

As mulheres passaram por uma formação que incluiu de oficinas a participação em feiras do setor. Agora, as artesãs costuram a própria história, completa a coordenadora do projeto:

"E a gente traz isso através de uma coleção. O projeto na verdade começa com ciclo formativo extenso, de mais de oitenta horas aula. Então, elas tiveram consultorias com uma designer de moda, passaram também por formações na área de gestão de negócios pra que elas possam empreender."

As peças foram criadas em parceria com a designer de moda Joana Gurgel e de grafismos feitos pelo artista visual MDiasPreto. Vivi Façanha informa ainda sobre a coleção Mulheres do Mar:

"Essa coleção é toda feita em crochê, em macramê, com muitas cores, que evidencia essa Praia de Iracema plural e é um pequeno recorte dessa praia através do olhar dessas mulheres. Toda a venda dessa coleção, desses produtos, contribui pra geração de trabalho e renda pra essas mulheres, contribui muito pra autoestima dessas mulheres e pra redução da desigualdades de gênero."

A Rede Graviola é um modelo de negócio que reúne as artesãs da comunidade e que difunde a produção autoral delas em lojas colaborativas, na Praia de Iracema.

A coleção Mulheres do Mar está à venda nas lojas BabaLab e Colabora.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

*