17/06/21

ADUFC cria programa Quilombo da Ciência

O programa de estreia terá como tema as indagações “O que é aquilombar?Aquilombamos?" (Foto: Divulgação)

Um lugar de encontro para escrever, contar e refletir sobre teorias, inventos, saberes e histórias de negras e negros na ciência. Esse desejo e a luta cotidiana por equidade racial dentro e fora da universidade, motivaram a criação do programa Quilombo da Ciência. A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe e Étnico-Raciais da ADUFC-Sindicato, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará. Maria Inês Escobar, professora do curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará, é quem coordena o Grupo de Trabalho. Ela compartilha algumas das várias questões que impulsionaram a criação do Quilombo da Ciência:

"O fato da gente ter tido importantes avanços no que tange o acesso da população negra às universidade, avanços que a gente não pode deixar retroagir de forma alguma; a existência de pesquisadoras e pesquisadores brilhantes que têm seus trabalhos e muitas vezes a sua própria existência invisibilizados, porque a história brasileira é repleta desses pagamentos, desses talentos negros na ciência, além dos seus inventos, das suas reflexões e teorias ao longo da história da humanidade. Então o Quilombo da Ciência pretende ser mais um espaço de luta antirracista. Ele quer também ajudar a mapear essas produções de pesquisadores e pesquisadoras negras no Ceará e a divulgar e aprofundar a discussão e os conhecimentos da afrodiáspora."

O programa de estreia terá como tema as indagações O que é aquilombar? Aquilombamos?. Elas serão discutidas com Marleide Nascimento, diretora da Escola Quilombola Olímpio Nogueira Lopes; Érika Pontes, doutora em geografia e professora da rede estadual de ensino; e Kadu Lopes, músico percussionista do Maracatu Nação Fortaleza e Grupo Akilombar.

"Vamos conversar sobre essa ideia de aquilombar, o conceito de aquilombar. Precisamos aquilombar na ciência? E na música? E na vida? Aquilombar pra gente é resistir em coletivo. Então queremos fazer o convite a vocês, encontrar todos e todas por lá."

O programa Quilombo da Ciência vai ao ar ao vivo pelo canal da ADUFC no Youtube toda terceira quinta-feira do mês. A primeira edição acontece nesta quinta, dia 17 de junho, às 7 horas da noite.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,